Mostra Internacional de Cinema: conheça filmes árabes e do Oriente Médio em cartaz até 2 de novembro

Qui, 20/10/2016 - 08:39
Publicado em:

A 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que começa nesta quinta-feira (20), apresenta filmes do Mundo Árabe e Oriente Médio até dia 2 de novembro.

São mais de 20 filmes dos Emirados Árabes Unidos, Líbano, Palestina, Síria e Irã. Separamos alguns deles. Confira a seleção abaixo:

Emirados Árabes Unidos

Filme: O Ídolo (2015)

Sinopse: Mohammed Assaf, um cantor de casamentos que vive em Gaza, tem um objetivo quase impossível: competir no programa Arab Idol.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/9001-O-IDOLO

Líbano

Filme: Coma (2015) coprodução Síria/Líbano

Sinopse: Uma observação detalhada dos movimentos entre o presente e um passado sempre existente de três gerações de mulheres de uma mesma família. Coexistindo, mas separadas pela idade e pelo tempo que cada uma carrega em si, elas dividem experiências dolorosas e a busca por uma maneira de viver apesar das perdas e da agonia da guerra ao seu redor.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8861-COMA

Palestina

1) Filme: Em Nome da Honra (2015)

Sinopse: O filme expõe casos assustadores de mortes por honra na Índia, na Jordânia e na Palestina. Famílias hindus, muçulmanas e cristãs compartilham as trágicas experiências que destruíram suas vidas.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8882-EM-NOME-DA-HONRA

2) O Ídolo (2015)

Sinopse: Mohammed Assaf, um cantor de casamentos que vive em Gaza, tem um objetivo quase impossível: competir no programa Arab Idol.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/9001-O-IDOLO

Síria

1) Filme: A Vida na Fronteira (2015)

Sinopse: O destino de milhares de pessoas se conecta sob as lonas dos campos de refugiados em Kobani e Shengal, na fronteira da Síria com o Iraque. O cineasta curdo Bahman Ghobadi deu a oito crianças a oportunidade de usar uma câmera para contar suas próprias histórias. Cada capítulo nos dá uma amostra da situação delas, a partir de seus respectivos olhares. São relatos de jovens com toda a vida pela frente, embora já tenham perdido quase tudo. Em determinado momento, a equipe de filmagem deixa o acampamento e segue Mahmod, um garoto de 13 anos, e sua irmã na busca pela casa dos pais em Kobani. A cidade foi devastada pela guerra e os dois só encontram escombros.

Os oito filmes revelam a coragem e a franqueza de jovens cineastas, que dividem suas biografias com grande intensidade, realismo e poesia, apesar de seu duro destino.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8747-A-VIDA-NA-FRONTEIRA

2) Coma (2015) – coprodução Síria/Líbano

Sinopse: Uma observação detalhada dos movimentos entre o presente e um passado sempre existente de três gerações de mulheres de uma mesma família. Coexistindo, mas separadas pela idade e pelo tempo que cada uma carrega em si, elas dividem experiências dolorosas e a busca por uma maneira de viver apesar das perdas e da agonia da guerra ao seu redor.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8861-COMA

3) Somos Todos Estrangeiros (2016)

Sinopse: O filme tem como referência O Estrangeiro, romance de Albert Camus. Por isso, busca um tratado existencial e sensível do humano.

Mais informações: 
http://40.mostra.org/br/filme/8873-SOMOS-TODOS-ESTRANGEIROS

Irã

1) Filme: 76 Minutos e 15 Segundos com Kiarostami (2016)

Sinopse: Uma homenagem ao cineasta iraniano Abbas Kiarostami (1940-2016). Realizado por um conterrâneo, amigo próximo e antigo colaborador, o filme compartilha 76 minutos e 15 segundos de momentos desconhecidos da vida e da obra do diretor em tributo aos seus 76 anos e 15 dias de percurso criativo. Um retrato que, por meio de imagens, revela mais de duas décadas de amizade em várias ocasiões dentro e fora do Irã: festivais de cinema, exposições, sessões fotográficas, eventos artísticos, workshops e episódios únicos do cotidiano.

Mais informações: 
http://40.mostra.org/br/filme/8992-76-MINUTOS-E-15-SEGUNDOS-COM-KIAROSTAMI

2) Filme: A Dragon Arrives! (2016)

Sinopse: O detetive Babak Hafizi recebe a missão de investigar o suicídio aparentemente suspeito de um preso político exilado em um remota ilha no Golfo Pérsico. Em um navio abandonado próximo a um antigo cemitério no deserto, Hafizi descobre um mistério ainda maior. A paranoia e a alucinação tomam conta dele enquanto a investigação continua e a verdade permanece escondida. Cinquenta anos depois, uma antiga caixa é descoberta nos fundos de um armário e seu conteúdo joga uma estranha luz sobre esse enigma.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8727-A-DRAGON-ARRIVES

3) Filme: Bench Cinema (2016)

Sinopse: Após sair da prisão, Nasi, um apaixonado por cinema, passa seu tempo assistindo a filmes e decorando todas as falas. Como o uso do vídeo é proibido no Irã, ele decide viajar pelo país reencenando os filmes sozinho em bancos de praça. Ao poucos, Nasi forma um grupo itinerante com um violinista de rua, um artista visual insone e uma ex-atriz.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8858-BENCH-CINEMA

4) Filme: Canção de Lugar Nenhum (2014)

Sinopse: No Irã, desde a revolução de 1979, as mulheres são proibidas de cantar como solistas em público —ao menos na frente dos homens. Desafiando a censura e os tabus, Sara Najafi, uma jovem compositora, decide organizar um concerto para cantoras. Para apoiar essa iniciativa, Sara e as cantoras iranianas Parvin Namazi e Sayeh Sodeyfi convidam três artistas de Paris —Elise Caron, Jeanne Cherhal e Emel Mathlouthi— para se juntar a elas em Teerã e colaborar em seu projeto musical.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8925-CANCAO-DE-LUGAR-NENHUM

5) Filme: Em Outro Momento (2016)

Sinopse: Ghadir, um trabalhador de uma fábrica de produtos químicos, é preso sem direito a julgamento ao protestar contra o pagamento atrasado há mais de um ano. Ele é solto após 12 meses sem nenhuma explicação ter sido dada a respeito de sua detenção. Ao chegar em casa, Ghadir encontra sua filha, Somayeh, que deu à luz um filho fora do casamento.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8783-EM-OUTRO-MOMENTO

6) Lantouri (2016)

Sinopse: Lantouri é o nome de uma gangue de ladrões e chantagistas que praticam extorsões em Teerã. Pasha, um dos membros da quadrilha, apaixona-se por Maryam, uma jornalista e ativista social, articuladora de uma campanha contra a violência e que tenta convencer as famílias das vítimas a perdoarem os assassinos. Maryam, porém, rejeita o amor de Pasha, que joga ácido em seu rosto, fazendo-a perder a visão. Agora, Maryam, de acordo com as normas punitivas islâmicas, solicita para Pasha a Lei de Talião.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8744-LANTOURI

7) Maat (2016)

Sinopse: Após as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela Europa contra o Irã, a população iraniana enfrenta vários problemas econômicos. Dessa forma, um grupo de famílias de diferentes cidades decide migrar para a capital para resolver sua situação financeira. Eles gastam todo o dinheiro comprando uma casa, mas descobrem que ela foi vendida para outros compradores. Enquanto buscam uma solução para o problema, os moradores encontram muito dinheiro no imóvel. Agora, eles precisam decidir se pegam o dinheiro ou chamam a polícia.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8820-MAAT

8) Me Leve Pra Casa (2016)

Sinopse: Abbas Kiarostami leva sua câmera para o sul da Itália e nos mostra um bonito e divertido vídeo das vielas e escadas de lá.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8948-ME-LEVE-PRA-CASA

9) O Apartamento (2016)

Sinopse: Obrigados a sair do apartamento onde vivem por causa de obras no prédio vizinho, Emad e Rana se mudam para um novo flat no centro de Teerã. Um incidente ligado ao antigo morador vai mudar drasticamente a vida do jovem casal.

Vencedor do Prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator para Shahab Hosseini no Festival de Cannes.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8769-O-APARTAMENTO

10) O Sonho da Água (2016)

Sinopse: Após seu carro quebrar no deserto, um jovem que trabalha na companhia de abastacimento de água chega a uma vila abandonada. Com a ajuda de um velho, o último habitante daquela região, o rapaz vai até o aqueduto. No entanto, a condição imposta pelo homem para ajudá-lo é encontrar uma nascente que ele acredita estar escondida embaixo do solo.

Sinopse: http://40.mostra.org/br/filme/8987-O-SONHO-DA-AGUA

11) Quarta-feira (2016)

Sinopse: Há dois anos, durante a cerimônia de noivado de Akram, seu pai é morto em uma briga com um parente próximo do noivo. Em pouco tempo, o homem é condenado à morte. Hoje, é o dia em que a sentença foi aprovada, e Akram e sua família devem ir ao tribunal para pedir a execução.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8849-QUARTA-FEIRA

12) Radio Dreams (2016)

Sinopse: É um grande dia para uma pequena estação de rádio que faz suas transmissões em persa, diretamente de São Francisco, nos EUA: a banda Metallica irá tocar no estúdio junto com o Kabul Dreams, o primeiro grupo de rock do Afeganistão. Mas antes de tudo, o cotidiano intervirá ironicamente.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8834-RADIO-DREAMS

13) Uma Casa na Rua 41 (2016)

Sinopse: Uma briga entre dois irmãos leva uma família à catástrofe. A matriarca e suas noras moram no mesmo prédio de três andares e precisam resolver o conflito por conta própria.

Mais informações: http://40.mostra.org/br/filme/8856-UMA-CASA-NA-RUA-41

Serviço:

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quando: de 20 de outubro a 2 de novembro

Mais informações: http://40.mostra.org/br/home/