Exposição sobre refugiados palestinos vai a Brasília

Ter, 05/05/2015 - 15:04
Publicado em:
A mostra fotográfica “Uma Longa Jornada”, sobre refugiados palestinos, que ocorreu em São Paulo com apoio do ICArabe, pode ser vista agora em Brasília. A exposição já esteve em outras cidades do mundo e teve abertura, na capital federal, pelo comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa), Pierre Krähenbühl, durante sua primeira visita oficial ao Brasil. O suíço assumiu o cargo no mês de abril. 

A exposição é composta de 40 fotos e cinco curtas-metragens e aborda a história dos refugiados palestinos no Oriente Médio. São apresentadas imagens históricas e filmagens do arquivo da Unrwa. A mostra também retrata o trabalho da Unrwa nos cinco locais onde atua, que são Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

Segundo material divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o público pode testemunhar, na mostra, um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, violação de direitos humanos e desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

A exposição já esteve em Roma, Jerusalém, Nova York e Marrocos. Na América Latina, ela só esteve na capital paulista, onde ficou aberta ao público entre janeiro e meados de março. 

A mostra “Uma Longa Jornada” é uma parceria da Unrwa com o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e tem apoio de vários órgãos e instituições, entre eles o Ministério das Relações Exteriores, a Liga dos Estados Árabes e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

 

Serviço:

Exposição “Uma Longa Jornada”

De 07 de maio a 28 de junho de 2015

Aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

Entrada franca

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República

Setor Sul - Lote 02 - Esplanada dos Ministérios | Brasília -DF