Mensagens de paz entre Brasil e Iraque

Qua, 11/05/2016 - 22:59
Uma troca de mensagens positivas entre povos de dois países que, de diferentes formas e por diferentes razões, passam por momentos turbulentos em sua política e em suas sociedades. Essa é a inspiração da mostra fotográfica Love letter from Brazil to Iraq (Carta de amor do Brasil ao Iraque), que ocorre de 12 de maio a 12 de junho na capital paulista.

A exposição reúne 72 imagens feitas por 21 fotógrafos brasileiros e 15 iraquianos. “A ideia era mandar uma mensagem de paz e amor. Uma mensagem positiva entre dois países”, conta Renato Negrão, professor de fotografia da Panamericana Escola de Arte e Design e curador da parte brasileira da mostra. A curadoria das fotos feitas pelos iraquianos é de Abo Al Hassan, presidente do Iraq Photograph Center e da organização não-governamental "Larsa for Human Rights".

No projeto, os fotógrafos foram instruídos a compartilhar imagens que passassem mensagens positivas ao povo da outra nação “As fotos do Brasil deveriam ser em um cenário brasileiro e as do Iraque em um cenário iraquiano ou árabe [em geral]”, explica Negrão.

Segundo o curador, a mostra tem muitas imagens coloridas, paisagens e imagens de crianças. “A proposta é que o público vá olhar e sinta uma coisa boa. Apesar da guerra e da dor, é possível ter esperança”, avalia.

A iniciativa do projeto é do próprio Negrão que, em 2012, já havia feito uma montagem menor da mostra em Bagdá, com imagens feitas por dez fotógrafos brasileiros. No ano passado, o professor da Panamericana recebeu o contato de Hassan, que convidou-o para ampliar sua iniciativa.

Antes de chegar à capital paulista, a mostra passou por Amã, na Jordânia. Há planos de que a exposição seja montada ainda em Brasília e no Rio de Janeiro. De acordo com Negrão, um produtor da Holanda também tem interesse em levar a exibição a seu país.

 

Serviço

Exposição Love Letter from Brazil to Iraq (Carta de amor do Brasil ao Iraque).

De 12 de maio a 12 de junho. A abertura ocorre no dia 12 de maio, às 19h30

Horário: de segunda à sexta, das 9h às 20h, aos sábados, das 9h às 12h. Não abre aos domingos e feriados.

Local: Panamericana Escola de Arte e Design

Av. Angélica, 1900 – Higienópolis - São Paulo - SP

Entrada gratuita