Museu Louvre é aberto em Abu Dhabi

Sex, 10/11/2017 - 11:37
Publicado em:

 

Depois de uma década em construção, o museu projetado por Jean Nouvel começa a funcionar na capital dos Emirados Árabes Unidos. Abertura para o público será neste sábado.

O Louvre Abu Dhabi abrirá suas portas após dez anos de construção. A abertura para o público ocorre neste sábado (11).

Em março de 2007, o Museu do Louvre de Paris anunciou que associaria o seu nome ao projeto árabe, como parte de um acordo de 30 anos entre os Emirados Árabes Unidos e o governo francês. Nenhum dos dois governos divulgou o valor do projeto.

Pelos próximos dez anos, os 13 principais museus da França irão emprestar suas obras para os Emirados, por um período de no máximo dois anos.

museu

O museu árabe já conta com um empréstimo de cerca de 300 obras, incluindo um autorretrato de Vincent Van Gogh, de 1887, e a tela "La Belle Ferronnière", de Leonardo Da Vinci.

Abu Dhabi também passou anos construindo seu acervo permanente, e o museu irá exibir mais de 250 obras da coleção do emirado, com peças de todo o mundo, incluindo a tela “The Gypsy” (“O Cigano”), de Edouard Manet, trabalhos do artista abstrato holandês Piet Mondrian e obras do artista realista turco Osman Hamdi Bey.

Cerca de 5% do acervo é voltado para arte moderna e contemporânea, incluindo uma obra do artista chinês Ai Weiwei. O museu que está localizado na ilha Saadiyat, na costa de Abu Dhabi, tem como foco a história mundial e as religiões.

Na exposição, há um Alcorão do século VI, uma Bíblia gótica e um Torá do Iêmen voltados um para o outro, abertos em versículos que carregam a mesma mensagem.

O museu foi desenhado pelo premiado arquiteto francês Jean Nouvel e tem área total de 24 mil m². Sua arquitetura, inspirada pelas medinas (cidadelas) árabes, inclui uma grande cúpula metálica com arabescos perfurados, que parecem flutuar sobre as galerias brancas do museu, criando o que Nouvel descreve como uma "chuva de luz".

Para chegar ao chão, cada raio de luz atravessa oito camadas de perfurações, criando um padrão que imita sombras de palmeiras, ou o telhado de um mercado árabe tradicional.

Para mais informações, acesse https://www.louvreabudhabi.ae/