Pintora brasileira faz exposição em Beirute

Seg, 14/10/2013 - 11:05

A paulista Beth Abi mostra 78 quadros inspirados no cotidiano do Líbano, terra de seus avós. A exibição 'Raízes' acontece até 09 de novembro no Centro Cultural Brasil Líbano.O cotidiano da vida do Líbano retratado em objetos do dia a dia compõe os 78 quadros da exposição Raízes, da pintora paulista Beth Abi, que acontece de 10 de outubro a 09 de novembro, no Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute.

Neta de libaneses, a artista começou a trabalhar na exposição em 2011, quando foi pela primeira vez ao país árabe. “Aluguei um apartamento em Beirute e comecei a viajar por todo o país. Cada observação que eu fazia eu comecei a fragmentar em forma de desenho”, explica Abi.

Ela conta que o trabalho foi feito em poucas cores, já que estava em um ateliê improvisado. “Comprei papeis preto, branco, vermelho e dourado, porque o Oriente sem dourado não é o Oriente”, diz. “Também usei o verde, que é minha parte híbrida, entre Brasil e Líbano”, afirma.

Entre os objetos que mostram a vida dos libaneses escondem-se histórias curiosas, como a da cestinha chamada de salleh. “As pessoas que moram em prédios não costumam sair muito. Assim quando o marido sai, a mulher grita da janela: traz um fósforo. E o marido compra o fósforo e coloca na cestinha (que sai pela janela) para não ter que ficar subindo escadas”, relata.

Os buquês de noiva são outras peças que fazem parte da mostra. “Aqui todo mundo quer casar. Eu entrei no imaginário do libanês e trabalhei sua poética. Tenho uma afetividade com o Líbano e isso foi mexendo com minha imaginação”, afirma a artista.

É a primeira vez que a pintora faz uma exposição internacional. No Brasil, ela já participou de várias mostras com temáticas do Oriente Médio, mas é a primeira vez que vai mostrar seu trabalho para os próprios árabes. “Quem já viu meu trabalho aqui, viu de uma outra forma seu próprio país”, revela.

Para a abertura da exposição, a Embaixada do Brasil em Beirute está patrocinando um vernissage que acontece nesta quinta-feira (10), das 20h às 22h. O evento é aberto ao público.

Serviço

Exposição Raízes, de Beth Abi
De 10 de outubro a 09 de novembro
Abertura: 10 de outubro, das 20h às 22h
Centro Cultural Brasil Líbano
Rua Mar Mitr, 176 - Beirute
A mostra pode ser vista de segunda à sexta, das 10h às 20h
Entrada gratuita