Sebastião Salgado faz exposição na Arábia Saudita

Ter, 26/04/2016 - 11:13
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado fará sua primeira exposição na Arábia Saudita. A mostra que leva seu nome ocorre na cidade de Jeddah e terá sua abertura na quarta-feira (27), às 19h, com a presença do artista.

A exposição contará com 33 fotos tiradas por Salgado em diferentes momentos de sua carreira. A exibição será na Haffez Gallery e ficará aberta ao público por um mês. A entrada é gratuita.

No sábado (23), Salgado participou de um jantar oferecido em sua homenagem pelo príncipe Sultan bin Salman bin Abdulaziz Al Saud, filho do rei da Arábia Saudita e presidente da Comissão de Turismo e Patrimônio Nacional.

Segundo a reportagem da ANBA apurou, representantes da galeria e do governo saudita têm levado Salgado para conhecer lugares importantes do patrimônio histórico do país do Golfo, como o sítio arqueológico de Mada'in Saleh, na região de Medina. Também conhecido como sítio arqueológico de Al-Hijr, este foi o primeiro local na Arábia Saudita a ser declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2008.

De acordo com as informações levantadas pela ANBA, o artista brasileiro é bastante admirado na Arábia Saudita. O governo do país trabalha para desenvolver e estimular a fotografia entre sua população. Anualmente, a Comissão de Turismo e Patrimônio Nacional organiza um grande concurso de fotos nos quais diferentes trabalhos são premiados.

Sebastião Salgado é natural da cidade de Aimorés, em Minas Gerais. Ele começou sua carreira como fotógrafo profissional em 1973 em Paris, trabalhando em agências de fotografia como Sygma, Gamma e Magnum Photos.

O artista já viajou a trabalho para mais de cem países e é ganhador de diversos prêmios, como o World Press (Holanda, 1985), o prêmio Oscar Barnack (Alemanha, 1985 e 1992), o prêmio Erna e Victor Hasselblad (Suécia, 1989), e o prêmio de Fotojornalismo do International Center of Photography (EUA, 1990).

Um de seus projetos mais famosos é o Genesis, iniciado em 2004 e que apresenta uma série de fotografias de paisagens, vida selvagem e de comunidades humanas que continuam a existir como em épocas ancestrais.

 

Serviço

Exposição Sebastião Salgado

Local: Haffez Gallery

3rd Floor, Bougainvillea Center, King Abdulaziz Road, Jeddah, Arábia Saudita

Abertura: 27 de abril, às 19h

Horários de visitação: de quinta a domingo, das 10h às 21h, aos sábados, das 17h às 21h.

Entrada gratuita

Mais informações pelo link www.facebook.com/events/281154285548952/