5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema exibirá 14 filmes em São Paulo

Sex, 03/09/2010 - 11:40
O ICArabe (Instituto da Cultura Árabe), em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo e Casa Árabe de Espanha, realiza na Capital paulista, entre 3 e 29 de setembro, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema (MOMA). Nesta edição, serão apresentados 14 filmes, sendo cinco documentários, sobre assuntos relacionados ao mundo árabe em geral, a maioria inédita no Brasil. Entretanto haverá temas centrais como a imigração e o exílio forçado, questões de gênero, conflitos entre tradição e modernidade, além de crônicas sociais. As exibições ocorrerão em algumas das principais salas da cidade: CineSesc (2 a 12/9), Centro Cultural São Paulo (14 a 19/9), Galeria Olido (14 a 23/9), Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (15 a 29/9), Cinemulher (10 e 11/9), Esporte Clube Sírio (18 e 26/9) e Clube Atlético Monte Líbano (3 a 7/9). A abertura do festival está marcada para 2 de setembro, às 20h30, no CineSesc, quando haverá a exibição do filme “Porta da Web”, de Merzak Allouache.

A iniciativa, que conta com o apoio cultural de diversas instituições, inclui produções premiadas de diretores renomados, como o argelino Merzak Allouache, uma das principais vozes do cinema magrebino contemporâneo, e o egípcio Yousri Nasrallah, herdeiro de Youssef Chahine – um dos grandes nomes da filmografia árabe. Há ainda trabalhos reconhecidos mundialmente e premiados feitos por mulheres. Vale destacar os documentários “Ponto de encontro”, da brasileira Júlia Bacha em parceria com a estadunidense Roni Avni, e “Câmeras abertas”, da norte-americana filha de pais iraquianos Maysoon Pachachi, além o filme “Dunia (beije-me, mas não nos olhos)”, da franco-libanesa Jocelyn Saab.

Além dos realizadores já citados, a 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, Embaixada da Espanha no Brasil, Centro Cultural da Espanha – SP, Cinemateca da Embaixada da França, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido, Centro Cultural da Juventude, Cinemulher, Esporte Clube Sírio e Clube Atlético Monte Líbano.

Encontros e debates

Durante a mostra, ocorrerá ainda um encontro, no dia 8 de setembro, no CineSesc, com os também brasileiros Otávio Cury, Stela Grisotti e Paschoal Samora, que discorrerão sobre o tema “Filmando no Oriente Médio”. Os dois últimos falarão sobre a experiência de filmar em Israel e nos territórios palestinos ocupados. Ambos são autores do documentário “A chave da casa”, uma das atrações desta edição – que retrata as últimas 48h de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Ruweished, próximo à Jordânia, antes de virem para o Brasil, assim como seus primeiros nove meses de adaptação neste país. Já Cury comentará sobre a produção de “Constantino”, no qual o diretor conta a descoberta da obra do seu bisavô, Daud Constantino Cury, poeta e um dos primeiros dramaturgos sírios. O documentário está sendo realizado na Síria e no Líbano com o apoio do ICArabe. A atividade ocorre após a exibição do filme “A chave da casa”, marcada para às 21h30.
No Cinemulher, após a exibição do filme Dunia, (Beije-me, mas não em meus olhos), no dia 11 de setembro, também haverá um debate com Soraya Smaili, diretora Cultural e Científica do ICArabe, e Daniela Auad, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e especialista em educação e relações de gênero. A atividade terá o objetivo de discutir a questão feminina no mundo árabe.

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DA MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA 2010 e veja a programação dos filmes, fichas dos diretores, locais de exibição entre outras informações.

 

Faça, no final da matéria, o download do catálogo da 5ª Mostra Mundo Árabe de Cinema.

 

Veja abaixo os filmes que serão exibidos:

 HARRAGAS
(Harragas, 2009, França/Argélia, cor, 102’, DigiBeta)
Direção: Merzak Allouache
Gênero: ficção
Elenco: Lamia Boussekine, Nabil Asli, Samir El Hakim, Seddik Benyagoub
Um drama de cores fortes que ocorre no norte da Argélia, na cidade portuária de Mostaganem. O título é uma referência ao grande número de refugiados, chamados de “Harragas”, em português “Queimadores”, por incendiarem seus documentos de identidade para não terem sua origem revelada. Eles tentam sair do seu país de qualquer maneira para tentar uma vida na Europa.

SCHEHERAZADE, CONTE-ME UMA HISTÓRIA

(Scheherazade tell me a story, 2009, Egito, cor, 135’, 35 mm)
Direção: Yousry Nasrallah
Gênero: ficção
Elenco: Mona Zaki, Mahmoud Hemida, Hassan El Raddad, Nahed El Sebaï
Hebba é uma apresentadora de TV que ancora um programa bem sucedido de discussão política. Karim, seu marido, é editor-chefe de um jornal de propriedade do governo. O filme revela as tensões e conflitos entre Hebba, com seus ideais, e Karim, com sua ambição pelo poder.

PORTA DA WEB
(Bab el web, 2008, França/Argélia, cor, 99’, 35mm)
Direção: Merzak Allouache
Gênero: ficção
Elenco: Samy Naceri, Faudel, Julie Gayet, Hacène Benzerari
Kamel e seu irmão Bouzid vivem em Porta da Web, um bairro de trabalhadores na Argélia. Kamel é um tipo desiludido e recluso. Bouzid é mais jovial e um fanático pela internet e passa todo o seu tempo em um “cybercafé” trocando e-mails com garotas do mundo inteiro e convidando-as para visitarem a Argélia. Um dia, Laurence, uma correspondente francesa aceita o seu convite.

AMÉRICA
(Amreeka, 2009, EUA/Canadá, cor, 96’, DigiBeta)
Direção: Cherien Dabis
Gênero: ficção
Elenco: Nisreen Faour, Melkar Muallem, Hiam Abbass, Alia Shawkat
Muna, uma mãe divorciada, vive na Cisjordânia com Fadi, seu filho adolescente. Sonhando com um futuro melhor, se muda para Illinois, nos Estados Unidos, onde vive sua irmã. Ao chegar, enquanto seu filho inicia o colégio, tenta se adaptar trabalhando numa lanchonete de comidas “fastfood”, onde passa a cozinhar falafels junto com os hambúrgueres.

DUAS SENHORAS
(Dans la Vie, 2007, França, cor, 73’, 35 mm)
Direção: Philippe Faucon
Gênero: ficção
Elenco: Houria Belhadji, Sabrina Ben Abdallah, Mohamed Chabane-Chaouche, Ariane Jacquot
Esther é judia e, já idosa, necessita de cuidados constantes de enfermeiras. Mas, o seu temperamento mal-humorado afugenta todas. Seu filho, Elie, não sabe mais o que fazer até que, por sugestão de Selima, a enfermeira diurna, contrata sua mãe Halima, que é muçulmana. Contra todas as probabilidades, as duas mulheres constroem uma forte e íntima amizade.

CAPITÃO DA ESPERANÇA
(Captain Abu Raed, 2007, Jordânia, cor, 102’, DigiBeta)
Direção: Amin Matalqa
Gênero: ficção
Elenco: Nadim Sawalha, Rana Sultan, Hussein Al-Sous, Udey Al-Qiddissi
Abu Raed é um solitário porteiro do aeroporto internacional de Amã. Nunca conseguiu realizar seu sonho de conhecer o mundo. Um dia, em seu trabalho, encontra um quepe de capitão jogado no lixo. Talvez por isso, passa a ser seguido por um garoto da vizinhança. Na manhã seguinte, ele acorda com um grupo de garotos em sua porta, acreditando que ele é piloto de uma companhia aérea. Iniciam uma amizade. Feliz por ter companhia e atenção, leva as crianças para os lugares de suas histórias fictícias, inspirando-os a acreditar em seus próprios desejos.

CÂMERAS ABERTAS
(Open Shutters Iraq, 2009, Síria/Reino Unido, cor, 103’, DigiBeta)
Direção: Maysoon Pachachi
Gênero: documentário
Um grupo de mulheres de cinco cidades do Iraque viajam a Damasco para participar de um projeto sobre fotografia chamado “Open Shutters Iraque”. Por um mês, vivem e trabalham juntas em um bairro tradicional na velha cidade. Aprendem o básico sobre o processo de fotografar, dividem suas histórias de infância, as dificuldades, os amores, as traições, nascimentos e mortes, guerras, violências e os atos dos dias de resistência. Ao final, elas compartilham os desafios de suas vidas que formam o tecido social no Iraque atual.

A CHAVE DA CASA
(2009, Brasil, cor, 124’, BetaSP)
Direção: Pachoal Samora e Stela Grisotti
Gênero: documentário
O filme acompanha as últimas 48 horas de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Al-Rweished, na fronteira entre a Jordânia e o Iraque, antes de partir para o Brasil, e retrata nove meses depois o início da adaptação no novo país. São crianças, idosos, mulheres e homens que foram obrigados a fugir do Iraque após a invasão comandada pelos EUA, em 2003.


PONTO DE ENCONTRO
(Encounter point, 2006, EUA, cor, 85’, BetaSP)
Direção: Julia Bach e Roni Avni
Gênero: documentário
Ponto de Encontro é uma co-produção entre palestinos, israelenses, norte-americanos e sul-americanos que atravessam os estereótipos e os dogmas para contar histórias dos que vivem na Palestina ocupada e em Israel.

A CATÁSTROFE - PARTES I e II

(Al Nakba, the Catastrophe, 2007, Catar, cor, 240’, BetaSP e DigiBeta)
Direção: Rawan Damen
Gênero: documentário
Al Nakba é um filme em série que mostra como ocorreu a chamada Catástrofe Palestina. A história começa no ano 1799 e segue até os dias atuais. Para isso, utiliza um raro material, composto por documentos oficiais liberados após 50 anos de sigilo. Há ainda depoimentos de vários historiadores proeminentes e testemunhas que contam suas histórias.

FLOTILHA DA PAZ
(Gaza We are Coming, 2010, Grécia, cor, 48’, BetaSP)
Direção: Yorgos Avgeropoulos e Giannis Karypidis
Gênero: documentário
Em agosto de 2008, dois pequenos barcos gregos de pescaria conseguiram furar um cerco naval imposto à região de Gaza pelo estado de Israel. O filme mostra a primeira de uma série de viagens, que reuniu 44 ativistas de todo o mundo. Juntos, conseguem quebrar o embargo, provando que a histórias é feita por aqueles que sonham e têm coragem de fazer o que parece irreal.

O ÚLTIMO REDUTO

(Dernier Maquis, 2008, França/Argélia, cor, 93’, 35mm)
Direção: Rabah Ameur-Zaïmeche
Gênero: ficção
Elenco: Salim Ameur-Zaïmeche, Abel Jafri, Sylvain Roume, Christian Milia-Darmezin
Em um parque industrial decadente nos arredores de Paris, Mao possui uma empresa de reparo de paletes e caminhões e um estacionamento de cargueiros. Assim como ele, seus funcionários são imigrantes muçulmanos. Para que mantenham o ritmo extenuante de trabalho sem reclamações, Mao constrói uma mesquita nas redondezas, sublinhando a relação entre trabalho e religião. Mas quando Mao aponta o líder espiritual da mesquita sem consultar seus funcionários, eles ameaçam pôr um fim à exploração exercida pelo dono.

OS ENCANTOS DE PALOMA
(Délice Paloma, 2007, França/Argélia, cor, 134’, 35mm)
Direção: Nadir Mokneche
Gênero: ficção
Elenco: Biyouna, Nadia Kaci, Fadila Ouabdesselam, Daniel Lundh, Aylin Prandi, Lyes Salem, Hafsa Zinai Koudil, Ahmed Benaïssa, Nawel Zmit, Lu Xiuliang, Nadir Mokneche.
Madame Aldjeria vive na Argélia e atua como uma “negociante” em todos os aspectos. Promove casamentos, divórcios, vendas e compras de todos os tipos. O seu sonho é comprar as Termas de Caracalla, desativadas, em leilão pelo sistema de privatizações do governo. Em meio a isso, conhece Paloma, uma moça encantadora e que de muitas formas influenciará o futuro de Aldjeria e das termas.

DUNIA (Beije-me, mas não nos olhos)
(Dunia - Kiss me not on the eyes, 2006, Libano/Egito/França, cor, 108’, DigiBeta)
Direção: Jocelyn Saab
Gênero: ficção
Elenco: Hanan Turk, Mohamed Mounir, Fathy Abdel Wahab.
A jovem estudante de Belas Artes Dunia sonha em ser uma bailarina profissional e poeta. Sua expressão artística é inibida, no entanto, por sua inabilidade em experienciar e expressar o desejo. Dunia acredita que uma mulher não pode mover o seu corpo de maneira sensual e é frequentemente estimulada a pensar e falar sobre isso pelo professor Dr. Beshir. O enredo do filme leva a uma viagem por uma sociedade cheia de contradições sobre a sexualidade.
por uma sociedade cheia de contradições sobre a sexualidade.

 

http://www.mundoarabe2010.icarabe.org/