Doha seleciona filmes para financiar

Qua, 13/10/2010 - 09:09

O Doha Film Institute vai avaliar projetos para financiamento. Os recursos virão de um fundo e a iniciativa integra o Doha Tribeca Film Festival, que ocorre em outubro no Catar.

Doha Tribeca Film Festival (DTFF), cuja segunda edição será realizada em outubro na capital do Catar, vai selecionar filmes para receberem recursos do Doha Film Found. A mostra de filmes é uma versão árabe do Festival de Cinema de Nova York, dos Estados Unidos, e neste ano vai selecionar projetos para financiamento.

Os interessados, que podem ser de qualquer parte do mundo, devem enviar seu roteiro por email. O roteiro será repassado ao comitê de seleção do Doha Film Institute, ao qual o fundo é atrelado e que também é organizador do DTFF. Se três membros do comitê aprovarem o projeto, o filme será financiado pela organização.

O festival será realizado entre 26 e 30 de outubro. De acordo com o site Arabian Business, neste ano o festival terá quatro filmes inéditos: "Grandma, A Thousand Times", de Mahmoud Kaabour, "Hawi", de Ibrahim El Batout, "Man Without a Cellphone", de Sameh Zoabi, e "The Mountain", de Ghassan Salhab.

Um dos destaques será o filme de ação "Outside the Law", do premiado diretor franco-argelino Rachid Bouchareb, que vai abrir o evento. O filme se passa durante a luta argelina para obter independência da França, na Segunda Guerra Mundial, e conta a história de três irmãos argelinos que perderam sua casa durante o ataque francês à cidade de Setif, em 1945. O elenco inclui Jamel Debbouze, Sami Bouajila, Roschdy Zem, Chaffia Boudra, Bernard Blancan e Sabrina Seyvecou.

O diretor Bouchareb se disse "profundamente honrado" em abrir o festival. O filme de encerramento da mostra será "The First Grader", do diretor Justin Chadwick, com Naomie Harris e Oliver Litondo, sobre um fazendeiro em um vilarejo do Quênia, na África, que quer se matricular em uma escola para aprender a ler.

O festival será dividido em quatro categorias: Competição de Filmes Árabes, Panorama Mundial, Exibições Especiais e Competição de Curtas Árabes. A programação também vai incluir os filmes "Miral", de Julian Schnabel, com Freida Pinto (a atriz de "Quem Quer Ser Um Milionário"), "Tamara Drewe", do diretor Stephen Frears, com a atriz Gemma Arterton, e "The Light Thief", de Aktan Abdykalykov.

Maiores informações

http://www.dohafilminstitute.com/filmfestival