ICArabe promove Ciclo de Cinema Árabe no Rio de Janeiro

Ter, 22/04/2014 - 17:53
Publicado em:
O ICArabe promoverá, de 25 a 28 de abril, no Rio de Janeiro, o Ciclo de Cinema Árabe, em parceria com a Cine Fértil, que promove o LAIFF - Festival Latino Americano de Cine Árabe, na Argentina, e com o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FCC-UFRJ). A entrada é franca.

Com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do Instituto e curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, e Pipo Bechara, diretor da Cine Fértil, da Argentina, e idealizador do LAIFF, o ciclo apresentará no Cine Joia filmes exibidos na oitava edição da Mostra do ICArabe, realizada em 2013, além de mesas de debate, palestras e apresentações de música e dança (veja programação abaixo).

A abertura, na sexta-feira, dia 25, será realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), às 9h, com a mesa redonda “Conjuntura política e cultura na Palestina”, com a participação do professor Saad Chedid, escritor e pesquisador argentino-libanês e da professora Beatriz Bissio, chefe do Departamento de Ciência Política/Coordenadora do NIEAASA (Núcleo Interdisciplinar de estudos sobre a África, Ásia e as relações Sul-Sul) do IFCS/UFRJ. Antes, o grupo de danças árabes Hátor fará uma pequena apresentação.

Na segunda, dia 28, às 10h, acontecerá a segunda mesa redonda, “"A indústria do cinema nos países árabes: possíveis parcerias com a América Latina", com a participação de Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do ICArabe.

Para Geraldo, o ciclo será importante para estimular o debate sobre os países árabes e sua variedade cultural, política e social, como tem sido feito na Mostra Mundo Árabe de Cinema, que vem se consolidando no calendário cultural de São Paulo e do Rio. “A iniciativa aponta para o potencial de cooperação cultural entre América Latina e os países árabes e o crescente interesse da população brasileira na produção artística oriunda desses países.”

Programação:

Sexta-feira, dia 25, às 9h – Abertura, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ)

Performance do grupo de danças Hátor
Mesa redonda no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) - “Conjuntura política e cultura na Palestina”, com a participação do professor Saad Chadli, escritor e pesquisador argentino-libanês; a professora Beatriz Bissio, chefe do Departamento de Ciência Política/Coordenadora do NIEAASA (Núcleo Interdisciplinar de estudos sobre a África, Ásia e as relações Sul-Sul) do IFCS/UFRJ.

Sexta-feira, dia 25, às 20h, Cine Joia
OK, BASTA, ADIÓS (Longa, ficção, 93 min. De Rania Attieh & Daniel García. Líbano, 2011)
Debate

Sábado, dia 26, às 18h, Cine Joia
HABI, LA EXTRANJERA (Longa, ficção, 92 min. De María Florencia Álvarez. Argentina/Brasil, 2013)

Sábado, dia 26, às 20h, Cine Joia
THE LEBANESE ROCKET SOCIETY (Longa, doc, 95 min. De Joana Hadjithomas & Khalil Joreige. Líbano/França, 2012)

Domingo, dia 27, às 18h, Cine Joia
CONDOM LEAD (Curta, ficção, 15 min. De Mohammad Hushki. Palestina, 2012)
HIJAB- MULHERES DE VÉU (Documentário, 80 min. de Paulo Halm, Brasil, 2013)
Debate

Domingo, dia 27, às 20h, Cine Joia

CONSTANTINO (Longa, doc, 93 min. De Otavio Cury. Brasil/Síria, 2012)

Segunda, dia 28, às 10h, Cine Joia
Mesa redonda “Parcerias entre a produção brasileira e a de países árabes”, com a participação de Eduardo Valente, cineasta e assessor internacional da Ancine, Geraldo Adriano Godoy de Campos (diretor do Instituto Cultural Árabe - ICArabe), Edgardo Alberto Bechara Arcuri (Diretor Executivo da Cine Fértil” e do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab) e Christian Lionel Mouroux (diretor artístico do Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab).

Segunda-feira, dia 28, às 16h, Cine Joia
SOB O VÉU DO ISLÃ (Longa, doc, 74 min. De Luiz Carlos Lucena. Brasil, 2012)

Segunda-feira, dia 28, às 18h, Cine Joia
DEATH FOR SALE (Longa, ficção, 117 min. De Faouzi Bensaïdi. Bélgica/França/Marrocos, 2011)
Debate

Segunda-feira, dia 28, às 20h, Cine Joia
FIDAÏ (Longa, doc, 82 min. De Damien Ounouri. França /China/ Argélia /Alemanha/Kuwait/UK, 2012)

Entre os convidados que se revezarão nos debates após os filmes estão Geraldo Adriano Godoy de Campos (diretor cultural do Instituto Cultural Árabe - ICArabe-SP), Edgardo Alberto Bechara Arcuri (diretor executivo da Cine Fértil e do Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab), Christian Lionel Mouroux (diretor artístico do “Festival Latinoamericano de Cine Árabe LatinArab), Saad Chedid (diretor da Cátedra de Estudos Palestinos, da Universidade de Buenos Aires) e Paulo Halm (diretor e roteirista).

Serviço:

Ciclo de Cinema Árabe

De 25 a 28 de abril

Cine Joia - Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 - Copacabana, Rio de Janeiro - tel.: 21 2236-5671

Entrada franca