10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema chega ao Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro nesta quarta-feira, dia 19

Ter, 18/08/2015 - 10:50
Publicado em:

Na abertura da Mostra no Rio, o jornalista e documentarista Arturo Hartmann fala sobre a atualidade da questão palestina e suas representações, após sessão conjunta dos filmes “Área Livre” e “A ira da tartaruga”.

A 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começou em 12 de agosto em São Paulo, chega neste dia 19 ao Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro. A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-ES, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Esta edição é a maior já realizada, com uma programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais e encontros musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória (veja abaixo a programação do Rio).

A abertura no CCBB-Rio terá o debate “Representações, fronteira e território”, na Sessão Cinema Palestino, com o jornalista e documentarista Arturo Hartmann, diretor de Comunicação do ICArabe e codiretor do documentário "Sobre Futebol e Barreiras", filmado em Palestina/Israel.

A atividade será um debate sobre o tema da fronteira, das barreiras que se levantam em países árabes. Tendo como gancho a sessão com os filmes “Área Livre” e “A ira da tartaruga”, serão abordadas as representações no cinema do impacto político e subjetivo da elaboração que se faz nas fronteiras no contexto do Oriente Médio. “No Líbano e em Palestina/Israel, ou na elaboração do tema em outros filmes da Mostra, como "Sotto Voce", veremos o que significa a presença militar e de divisão para as sociedades do levante. Aí se encaixa também o impedimento de retorno aos palestinos, com o exílio ou o campo de refugiados como a ilha de território do eterno fora de lugar”, ressalta Arturo. 

Além dos filmes da abertura, destaca-se a produção marroquina inédita no Brasil “Sotto Voce”, do diretor marroquino Kamal Kamal. “Sotto Voce” lida com os sentimentos e os sentidos dentro de uma realidade complexa, um retrato simbólico de uma região que passa por um momento de impasse e de extrema violência política. Por meio de uma sensibilidade aguda, transitando entre o subjetivo e o político, os projetos são colocados em xeque. O filme é a jornada de uma região por suas complexidades.

Também inédito, “Theeb” (Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Reino Unido), com direção de Abu Nowar, é a nova leitura de uma época longínqua, quando os otomanos governavam a região e os britânicos começavam a entrar como os novos dominadores. Através da jornada de um menino que enxerga uma nova paisagem, este filme jordaniano mostra o conhecido modificado pela locomotiva, no momento da abertura da região árabe para o que viria a ser sua tragédia contemporânea. O filme participou do Festival Internacional de Cinema de Dubai em 2014 e foi vencedor do Grande Prêmio do Tangiers National Film Festival.

A programação completa da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está no site http://www.mundoarabe2015.icarabe.org/

Para saber mais sobre a Mostra, acesse também a página do Facebook

 

Serviço:

10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

Centro Cultural Banco do Brasil - RJ 

De 19/08/2015 a 24/08/2015

 

Abertura, dia 19 de agosto, quarta, 18h

Representações, Fronteira e Território , debate com Arturo Hartmann, sobre a questão palestina e suas representações, após sessão conjunta dos filmes “Área Livre” e “A ira da tartaruga”.

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 Centro

Informações: 21 3808-2020

Ingressos: grátis (retirar ingresso com 1 hora de antecedência)

Realizadores: Instituto da Cultura Árabe, CineSesc, Sesc-ES, Centro Cultural Banco do Brasil-SP, Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Prefeitura da Cidade de São Paulo

Correalização: Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo

Copatrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio Cultural: Cinemateca da Embaixada da França e MC Distribution

Apoio: Saj, Folha de Uva e Arabia

Apoio Institucional: MAD Solutions

www.icarabe.org

 

Grade de programação no Rio de Janeiro

Quarta-feira, dia 19/08/2015

18h30 – Área Livre | A Ira da Tartaruga

19h30 – Mesa de Debate: Representações, Fronteira e Território (105 minutos) (Convidado: Arturo Hartmann)

 

Quinta-feira, dia 20/08/2015 

 19h – O Sonho de Sherazade 

 

Sexta-feira, dia 21/08/2015

19h – Água prateada, um autorretrato da Síria

 

Sábado, dia 22/08/2015

17h – Cairo Drive

19h - Theeb

 

Domingo, dia 23/08/2015

17h – Sotto Voce

19h – Underground na Superfície

 

Segunda-feira, dia 24/08/2015

19h – O mar de outrora