10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: Cine Olido recebe debate nesta quinta-feira, dia 10

Qua, 09/09/2015 - 23:08
Publicado em:
Nesta quinta-feira, dia 10, o Cine Olido será palco para o debate “Cinema e Memória: representações de fronteira e território”, com o jornalista e documentarista Arturo Hartmann, diretor de Comunicação do ICArabe e codiretor do filme “Sobre Futebol e Barreiras”. O bate-papo acontecerá após a exibição dos filmes “Área Livre”, “Muros”, “Um menino, um muro e um burro” (foto) e “A Pedra de Salomão” (veja abaixo as sinopses dos filmes que antecedem o debate).

A programação completa da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está no site http://www.mundoarabe2015.icarabe.org/inicio

Para saber mais sobre a Mostra, acesse também a página do Facebook

https://www.facebook.com/pages/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema/3290059...

Encerramento da Mostra neste sábado

A 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema será encerrada com uma festa neste sábado, dia 12, no Jongo Reverendo, em São Paulo. Acesse o convite no Facebook: https://www.facebook.com/events/391601504380011/

 

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA CINE OLIDO

“Cinema e Memória” 

Cine Olido, São Paulo

10 de setembro, quinta, às 20h15

 Um debate com o jornalista e documentarista Arturo Hartmann, diretor de comunicação do ICArabe e codiretor do filme “Sobre Futebol e Barreiras”, após a exibição dos filmes “Área Livre”, “Muros”,  “Um menino, um muro e um burro” e “Pedra de Salomão”.

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO 

Quinta, 10 de setembro

15h – Yema

19h – Sessão Curta Fronteiras 2: Área Livre | Muros | Um menino, um muro e um burro | A Pedra de Salomão

20h15 – Mesa de Debate “Cinema e Memória

 

Sexta, 11 de setembro

19h – A Escola de Babel

 

Sábado, 12 de setembro

15h – Próxima Estação Musical: Marrocos

 

SINOPSES DOS FILMES QUE ANTECEDEM O DEBATE

 

Área Livre

(Free Range)

Líbano e Alemanha | 2014| 16 min. - 16 anos

Gênero: Drama 

Direção: Bass Bréche

Idioma: Árabe com legendas em português

Uma vaca atravessa a fronteira entre Israel e Líbano, onde encontra a jovem Malakeh, de 16 anos, e sua família. Um faroeste-espaguete libanês que aborda questões sociopolíticas, como fronteira e poder nas relações pessoais, religiosas, animais e nas intervenções praticadas pela ONU. Inédito no Brasil

Sobre o diretor

Bass começou sua carreira como um ator de teatro no Líbano antes de se mudar para a Grã-Bretanha. Ele é o diretor do curta-metragem Both (2007). De 2009 a 2011, trabalhou no drama para internet ganhador do Emmy “Shankaboot” e na série para internet “Fasateen”. 

 

Um menino, um muro e um burro 

 (A Boy, A Wall And a Donkey)

Palestina e Alemanha | 2008 | 6 min. - 16 anos

Gênero: Drama

Direção: Hany Abu-Assad

Idioma: Árabe com legendas em português

Neste curta do aclamado diretor palestino Hany Abu-Assad, inédito no Brasil, três meninos querem gravar um filme e recitar a visão que tem da realidade. No entanto, sem qualquer câmera, eles não desistem e decidem gravar usando câmeras de segurança que rodeiam o mundo em que vivem. 

Sobre o diretor

Hany Abu-Assad é um diretor palestino nascido em 1961. Iniciou sua carreira no cinema em 1992 e já dirigiu diversos filmes, entre eles "Paradise Now" e “Omar”, ambos indicado ao Oscar em 2006 e 2014, respectivamente. O último abriu a Mostra do ano passado. 

 

A Pedra de Salomão 

(Solomon's Stone)

Palestina e Espanha| 2015 | 25 min. - 16 anos

Gênero: Documentário

Direção: Ramzi Maqdisi

Idioma: Árabe com legendas em português

Hussein, um jovem palestino de Jerusalém, recebe uma carta do correio israelense para que compareça em pessoa e assim receba uma encomenda. Mas ali ele fica sabendo que tem que pagar U$ 20 mil para coletar o pacote. Sua curiosidade pelo conteúdo o faz vender tudo o que tem, apesar da rejeição pura e simples de sua mãe. O episódio muda suas vidas.

Sobre o diretor:

Nascido em Jerusalém-Palestina, Ramzi Maqdisi estudou Direção de Cinema no Centro de Estudos de Cinema da Catalunha ( CECC ) e escreveu e dirigiu um documentário (“Behind the Wall”/”Atrás do Muro”) e outros filmes curtas e longa metragens:: “Mirage”, “Ano de Perdas” (adaptado do romance “Ramallah, mon amour”,de Mahmoud Abu Hashash ), “A Praia Vermelha” (16 mm), “Sob o céu”. No cinema , ele atuou como ator em "O Ataque" , dirigido por Ziad Doueri,  em "Omar", por Hany Abu-Assad, e em "Girafada", de Rani Masalha.

 

Muros

Brasil| 2015| 25 min. 

Gênero: Documentário 

Direção: Camele Queiroz e Fabricio Ramos. Com a participação do fotógrafo Rogério Ferrari.

Idioma: Português

A precariedade urbana e arquitetônica de favelas brasileiras é colocada em questão por Rogério Ferrari, fotógrafo brasileiro que conviveu e fotografou o povo palestino em Gaza, na Cisjordânia e em campos de refugiados. Resistência e afirmação da vida num encontro entre cinema e fotografia.

Sobre os diretores

Camele Queiroz e Fabricio Ramos são realizadores independentes em Salvador, Bahia.

 

Serviço:

Cine Olido

Avenida São João, 473 - Centro, São Paulo - SP, 01035-000 - Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô

(11) 3331-8399 e  3397-0171

R 1,00 e R$ 0,50

Realizadores: Instituto da Cultura Árabe, CineSesc, Sesc-ES, Centro Cultural Banco do Brasil-SP, Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Prefeitura da Cidade de São Paulo

Correalização: Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo

Apoio Cultural: Cinemateca da Embaixada da França e MC Distribution

Apoio Institucional: MAD Solutions

www.icarabe.org