Ator argelino Nabil Asli, dos filmes “Normal!” e “O Arrependido”, participará em São Paulo, a partir do dia 22, da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Ter, 20/08/2013 - 15:52
Publicado em:
O argelino Nabil Asli, que atua nos filmes “Normal!” e “O Arrependido”, ambos integrantes da programação da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, estará no Brasil entre 22 e 25 de agosto para participar de encontros com o público. Promovida pelo Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, Sesc SP e Centro Cultural Banco do Brasil, a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema apresenta, até 16 de setembro, produções que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e filmes brasileiros e de outros países latino-americanos com temática relacionada à cultura árabe. São 23 títulos dos Emirados Árabes, Palestina, Argélia, Líbano, Egito, Marrocos, Kuwait, Qatar e Iraque, além de produções latinas da Argentina e da Espanha, entre outras.

O filme “O Arrependido”, inédito no Brasil, fala do período em que o governo da Argélia promulga uma lei que oferece anistia aos rebeldes que depusessem as armas na recente guerra civil do país. Nabil é Rashid, um lutador jihadista, deixa seu esconderijo nas montanhas, rejeita a violência e retorna para casa. Ele consegue um emprego e se reintegra à sociedade, mas, quando um conhecido farmacêutico pede para Rashid revelar segredos familiares, sua vida toma um rumo inesquecível e emocionante. O filme estreou em 2012 na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes e, no mesmo ano, venceu o Prêmio FIPRESCI (Fédération Internationale de la Presse Cinématographique) no 17º Festival de Cinema de Kerala (Índia). Inédito no Brasil. Neste dia 22, o ator Nabil Asli participará de um encontro com o público durante a sessão do filme (que começa às 21h), no Cinesesc.

“Normal!” aborda os momentos após os motins de dezembro e as primeiras marchas do início da Primavera Árabe na Tunísia e no Egito. O cineasta Fouzi traz seus atores para mostrar-lhes o corte inacabado do filme que havia feito dois anos antes sobre a desilusão de jovens que procuram expressar suas ideias artísticas. Ele procura justamente um novo ponto de vista para reiniciar o filme quando vê que está em meio a uma onda de protestos. Vencedor como Melhor filme no Doha Tribeca Film Festival de 2011. No dia 24, o ator Nabil Asli participará, no CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil) de um encontro com o público durante a sessão do filme (às 19h30).

A Mostra

Com curadoria de Soraya Smaili e Geraldo Adriano Godoy de Campos, Diretor Cultural do Instituto, a 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está dividida em duas sessões especiais:
 
- “Sessão Mundo Árabe” – com a colaboração de parceiros como a Casa Árabe da Espanha e diversos festivais de cinema árabe. Esta seleção traz produções de grande repercussão nos festivais nos últimos dois anos, além de filmes clássicos e inéditos no Brasil. Emad Burnat, diretor do documentário palestino “Cinco Câmeras Quebradas”, indicado ao Oscar este ano, e seu filho Jibreel, protagonista do documentário, abriram a Mostra no dia 15. Além do ator Nabil Asli, protagonista de “O Arrependido” e “Normal!”, Hanan Abdalla, diretora do filme egípcio “À Sombra de Um Homem” participará da Mostra em São Paulo e no Rio, a partir de 30 de agosto.

“Sessão Diálogos Árabe-Latinos”- produções brasileiras e latino-americanas com temática relacionada à imigração árabe, aos países árabes e sua relação com o Brasil e outros países latinos, possibilitando a identificação de paralelos entre a cultura árabe e a sociedade brasileira e latina, por meio do entendimento das influências trazidas pelos imigrantes árabes. Esta é uma parceria com o CineFertil e com o Latin Arab International Film Festival (LAIFF - Buenos Aires). Edgardo Bechara, produtor do LAIFF, participou da abertura da Mostra, dia 15.

Na “Sessão Diálogos Árabe-Latinos” foi promovida, no dia 19 de agosto, a pré-estreia nacional do filme “A Última Estação”, de Marcio Curi, com roteiro de Di Moretti. O filme, uma coprodução entre Brasil e Líbano, abriu o 45º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado.  Em sessão especial, com exibição em 35 mm,  diretor e roteirista participaram de um encontro com o público.

Serviço:

Encontros com Nabil Asli, convidado da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Dia 22/8, às 21h, no CineSesc SP, após exibição de “O Arrependido”
Dia 24/8, às 19h30, no CCBB-SP, após exibição de “Normal”

Confira a programação da Mostra em http://mundoarabe2013.icarabe.org/