Curta palestino concorre em Cannes

Seg, 29/04/2013 - 10:36
Publicado em:

O filme 'Condom Lead' é a primeira produção palestina a concorrer na categoria de curtas-metragens no festival francês. Obra mostra a relação entre um homem e uma mulher em tempos de guerra.O filme palestino Condom Lead vai concorrer à Palma de Ouro na categoria curta-metragem no Festival de Cinema de Cannes, de 15 a 26 de maio, na França. É a primeira vez que uma produção palestina é indicada ao prêmio nesta categoria. As informações são da agência de notícias palestina Wafa.

Com 14 minutos de duração, Condom Lead (Camisinha de Chumbo, em tradução livre) mostra a relação entre um homem e uma mulher em tempos de guerra. O título do filme é uma sátira feita ao nome da ofensiva militar israelense lançada em Gaza em 2008 e 2009, "Cast Lead" (Chumbo Fundido).

O filme é uma realização do projeto Made in Palestine e tem a direção dos irmãos gêmeos Mohammad e Ahmad Abu Nasser. “É uma história que poderia acontecer em qualquer lugar – qualquer lugar em que haja, já houve ou onde haverá guerra – qualquer lugar onde haja um homem, uma mulher e uma sala”, afirmaram os diretores, em nota.

“Em vez de tratar o conflito por meio do espetáculo da morte, Condom Lead faz uma abordagem mais sutil, mais enigmática: o filme imagina a guerra por meio da relação marital, ou melhor, pela falta dela”, afirma a nota de divulgação do filme.

Condom Lead compõe uma lista de nove filmes que concorrem à Palma de Ouro. A obra foi selecionada entre 3,5 mil produções, de 132 países.

(da ANBA)