Em debate no CCBB-SP, convidados internacionais ressaltam o papel da Mostra Mundo Árabe de Cinema na disseminação da cultura no Brasil

Dom, 16/08/2015 - 20:46
Publicado em:
Os convidados especiais da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, o diretor de festivais musicais marroquino, Brahim el Mazned, e o jornalista e crítico de cinema sírio, Alaa Karkouti, participaram, no último sábado (15), no CCBB-SP, de encontro com o público, após a exibição do filme "Festival Pan-Africano de Argel", na sessão “Cinema, Literatura e Música”, ressaltandoa importância de ir além das notícias da mídia para entender as complexidades do mundo árabe e destacando o papel da Mostra Mundo Árabe de Cinema na disseminação da cultura no Brasil.“É fundamental colocar a cultura no centro do debate”, afirmou Mazned, que é referência internacional no cenário musical árabe, de produção e organização de encontros e festivais artísticos. “Essa mostra é muito importante para o brasileiro saber o que acontece no mundo árabe. A mídia gosta de falar das coisas negativas e deixa de falar das coisas boas”, disse.

Mazned é um dos idealizadores do Visa For Music Festival no Marrocos, que busca dar visibilidade aos artistas da África e do Oriente Médio no âmbito internacional, regional e nacional. Ele falou sobre a diferença entre a produção de eventos culturais em países da África e no resto do mundo, por exemplo. “Na Argélia, esses eventos são patrocinados pelo Estado. Não há apoiadores”, observou.

Alaa Karkouti falou sobre a velocidade com que a cultura tem se difundido hoje no mundo, em sua visão. “Estamos vivendo outro momento da cultura. Se você pensar, 20% da população mundial já visualizou esse vídeo”, disse sobre a música Gangnam Style. “Não se sabe o que ele (o cantor Psy) está falando, pode até estar te xingando em coreano”, brincou.

O também editor-chefe da Good News Magazine, uma das maiores revistas de cinema no mundo árabe, recomendou ao público do debate que assista na Mostra ao filme “Underground na Superfície”. A película teve exibição neste domingo (16) no CCBB-SP e poderá ser vista de novo no CCBB-RJ, no dia 23, e na Matilha Cultural, em São Paulo, no dia 30.

“Trata-se de jovens criando (o estilo musical) electro chab, que nasceu nas regiões mais pobres e acabou virando uma tendência entre as pessoas mais ricas do Egito”, indicou Karkout, após falar sobre o poder das redes sociais.

Confira a programação completa da Mostra: 

http://www.mundoarabe2015.icarabe.org/