Encontro de Hanan Abdalla com o público marca despedida da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema em São Paulo

Seg, 02/09/2013 - 15:28
Publicado em:
O público de São Paulo que lotou a sala do CCBB no último sábado, dia 31, para assistir ao filme “À Sombra de um homem” pode conhecer mais sobre a produção, umas das 23 que integram a programação da 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, num bate-papo com a diretora Hanan Abdalla. Inédito no Brasil e vencedor do prêmio de melhor direção em documentário no Festival de Doha em 2012, o filme mostra as reflexões de quatro mulheres egípcias, após a revolução do Egito em janeiro de 2011.

O documentário retrata, com bom humor e integridade, histórias dessas mulheres sobre família, casamento, divórcio e violência doméstica. “Queria que elas se sentissem bem diante da câmera e, de forma prazerosa, falassem sobre suas vidas”, contou a cineasta inglesa de 25 anos, filha de egípcios ativistas exilados em Londres.

Um dos objetivos de Hanan é mostrar como de fato vive a mulher egípcia, derrubando a visão orientalista e de senso comum que o mundo ocidental compartilha. “Essas mulheres devem ser vistas como lutadoras que são, não como vítimas. Espero melhorar a imagem da mulher árabe no mundo, desfazendo estereótipos.” 

Sobre os movimentos feministas do Egito, Hanan relatou ao público que estes já existem há muito tempo e que, no início, partiam de pequenos grupos formados pelas classes média e alta.  Hoje, embora “não tão bem organizado”, como a diretora ressaltou, há um movimento mais amplo que se propaga pelas camadas populares. “Existe um grande grupo de mulheres desempregadas com muitas necessidades, lutando por direitos sociais. Isso tende a aumentar porque cria uma pressão no sentido dessas mulheres se organizarem rapidamente e cada vez mais.”

Outro tema abordado no encontro foi a presença de grupos religiosos no contexto das manifestações que derrubaram o ditador Hosni Mubarak. Hanan ressaltou que o envolvimento político dos egípcios, naquele momento, não teve relação com religiosidade. “O ponto comum que levou as pessoas às ruas, homens e mulheres juntos contra a ditadura, não foi a ligação religiosa, mas o desejo de mudança e de promover a revolução social”.

No caso das mulheres, Hanan acrescenta que não há distinção entre as que são mais religiosas e as que praticam menos uma religião. “Elas estavam ali em busca de sua expressão, de seus direitos e de uma sociedade melhor. Não é possível separá-las do contexto de cidadania. Elas lutavam como cidadãs contra o regime opressor de uma sociedade patriarcal, não só pela causa feminina. E continuam engajadas.”

Para assistir ao trailer do filme acesse http://www.dohafilminstitute.com/filmfestival/films/in-the-shadow-of-a-man

A 8ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está em cartaz no CCBB-RJ até 16 de setembro. Para conhecer a programação completa da Mostra, acesse http://mundoarabe2013.icarabe.org/
 
Facebook: https://www.facebook.com/8aMostraMundoArabeDeCinema

Serviço:

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
quarta a segunda-feira / terça-feira: fechado
Datas: Mostra de 4 a 16 de setembro
Ingressos: R$ 4,00 [inteira] • R$ 2,00 [meia]
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 | Centro | Rio de Janeiro | Tel. (21) 3808-2020 | www.bb.com.br/cultura