Festival de Cinema de Dubai chega à 14ª edição

Sex, 24/11/2017 - 00:22
Publicado em:

A 14ª edição do Festival Internacional de Cinema de Dubai (DIFF, na sigla em inglês) ocorre de 06 a 13 de dezembro com exibições em diversos locais da cidade, como a Arena Madinat, o Teatro Souk Madinat, a praia de Jumeirah e as salas de cinema do shopping Mall of the Emirates.

O festival apresentará 121 filmes em 35 idiomas. Serão 24 gêneros, entre eles, comédia, documentário, alegoria, animação, drama e fantasia. A mostra contará com 8 categorias como Cinema Internacional, Noites Árabes, Longa-metragem, Curta-metragem e Filmes Infantis, entre outras.

Representando o Brasil nesta edição do festival, Carlos Saldanha assina a direção de “O Touro Ferdinando”, animação norte-americana baseada no clássico infantil homônimo de Munro Leaf, que conta a história de um touro muito calmo e amistoso que é escolhido para participar de touradas em Madrid.

O documentário “Naila and the Uprising” (em tradução livre, Naila e o Levante Popular”) tem roteiro e direção da carioca Julia Bacha. O longa de produção internacional é um misto de entrevistas, animação e imagens exclusivas de arquivo, e retrata a jornada de Naila Ayesh, uma jovem palestina de Gaza que teve um papel chave no movimento popular palestino conhecido como Primeira Intifada, no final dos anos 1980.

Entre os longas internacionais, estão o drama argentino “Temporada de Caça”, dirigido por Natalia Garagiola; o filme de fantasia do aclamado diretor mexicano Guillermo del Toro, “A Forma da Água”; e o documentário americano “Super Size Me 2: Holy Chicken”, sequência do sucesso de Morgan Spurlock.

Na categoria de filmes infantis, “Ana e Bruno” é uma animação mexicana do diretor Carlos Carrera, baseada no livro de Daniel Emil, que também assina o roteiro. Não há nenhuma produção brasileira (ou em português) nesta edição do festival.

O evento realizado pelo governo de Dubai oferecerá 16 prêmios em diversas categorias, incluindo o Jovem Jornalista e o Jovem Animador.

Entre os títulos de longa-metragem, serão agraciadas a melhor ficção, a melhor não-ficção, o melhor diretor e um prêmio do júri, além de melhor ator e atriz. Os filmes de curta-metragem concorrerão a duas estatuetas, melhor curta e prêmio especial do júri.

Haverá premiações específicas para filmes de curta-metragem do Golfo, sendo melhor curta e prêmio especial do júri; e também para filmes dos Emirados, incluindo melhor longa, melhor curta e melhor diretor.

O festival também contará com um prêmio de escolha do público, em que todos os longas do festival irão participar, exceto filmes infantis e títulos fora das regras gerais de elegibilidade.

Para mais informações e compra de ingressos, acesse dubaifilmfest.com.

Assista abaixo aos trailers de:

“Naila and the Uprising”

"O Touro Ferdinando":