Festival de Cinema sobre Migração Global 2017 abre inscrições

Qui, 06/07/2017 - 09:47
Publicado em:

 

O evento promove filmes que capturam a promessa e os desafios da migração; em 2016 o festival inaugurou em 89 países e acolheu 13 filmes e documentários, bem como 200 curtas-metragens.

 

A Organização Internacional para Migrações, OIM, convida cineastras profissionais e amadores a submeterem filmes de mudança de percepção sobre a experiência dos migrantes.

As produções serão incritas na segunda edição do Festival de Cinema sobre Migração Global 2017, que decorre até 18 de dezembro.

Filmes e Documentários

O evento promove filmes que capturam a promessa e os deafios da migração, daqueles que deixam as suas casa à procura de uma vida melhor e contribuem de uma forma única para as novas comunidades que os recebem.

Em 2016, o festival inaugurou em 89 países. Cerca de 10 mil pessoas assitiram às 220 sessões em salas de cinema, universidades, instituições culturais e outros locais. O festival acolheu 13 filmes e documentários, bem como 200 curtas-metragens sobre e por migrantes.

O diretor-geral da OIM, William Lacy Swing, destacou que as viagens feitas pelos migrantes, às vezes com vários perigos, outras vezes repletas de esperança, têm sido retratadas em filmes ao longo da história do cinema.

Ele espera que os filmes no próximo festival tragam compreensão, empatia com os personagens, consideração pelas suas viagens e admiração por aqueles que os recebem.

Informações

O período de inscrição para os filmes vai de 3 de julho a 17 de setembro deste ano. O tema do festival é a promessa e o desafio da migração, e as contribuições positivas que os migrantes fazem para as suas novas comunidades.

Os cineastas profissionais que trabalham em todos os géneros são convidados a enviar filmes de pelo menos 25 minutos de duração. Os realizadores emergentes de 92 países selecionados também devem de enviar filmes de pelo menos 25 minutos de duração para o festival e uma competição. Um comité de profissionais do cinema internacional selecionará três produções destacadas e cada vencedor receberá US$ 1.500.

Os cineastas dos 92 países selecionados que migraram na sua vida estão convidados a enviar um pequeno vídeo sobre a sua própria experiência, ou um perfil de outros migrantes, para fazer parte da campanha global da OIM, I am a migrant, ou Sou migrante.

Esses vídeos também serão considerados para a seleção no festival de cinema. Visite o site da OIM para obter mais detalhes sobre o evento.