Filme da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema concorre ao Oscar

Qui, 21/01/2016 - 23:59
Publicado em:
O filme jordaniano “Theeb”, um dos destaques da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, promovida pelo ICArabe em 2015, é um dos indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A cerimônia de premiação será realizada em 28 de fevereiro.

“Theeb” (Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Reino Unido), do diretor britânico de origem jordaniana Naji Abu Nowar, é a primeira produção da Jordânia a concorrer ao Oscar. Exibido no Brasil pela primeira vez na Mostra Mundo Árabe de Cinema, é a nova leitura de uma época longínqua, quando os otomanos governavam a região e os britânicos começavam a entrar como os novos dominadores. Através da jornada de um menino que enxerga uma nova paisagem, este filme jordaniano mostra o conhecido modificado pela locomotiva, no momento da abertura da região árabe para o que viria a ser sua tragédia contemporânea. O filme participou do Festival Internacional de Cinema de Dubai em 2014 e foi vencedor do Grande Prêmio do Tangiers National Film Festival. “Theeb” concorrerá com as produções  “Cinco graças” (França), “Embrace the serpent” (Colômbia), “O filho de Saul” (Hungria) e “A war” (Dinamarca).

O Brasil também terá uma produção concorrendo: “O Menino e o Mundo”, indicado na  categoria “Melhor animação”, conta a história de um menino que vive em uma cidade isolada que decide decide se aventurar numa missão em busca do pai. Por meio do olhar da criança, a animação aborda os desafios culturais, políticos e econômicos atuais. A produção de Alê Abreu irá disputar o prêmio com “Divertida mente”, “Anomalisa”, “Shaun, o carneiro” e “Quando estou com Marnie”.

 

Assista ao trailer de Theeb: 

https://www.youtube.com/watch?v=pnEd_WSGtWQ

 

Assista ao trailer de "O Menino e o Mundo"

https://www.youtube.com/watch?v=6lFP8FVUwK8