Filme palestino concorre ao Oscar

Ter, 21/01/2014 - 21:04
Publicado em:
A Palestina terá um representante na festa do Oscar neste ano. A indicação do filme “Omar”, do diretor Hany Abu-Assad, ao lado de outros quatro concorrentes, foi anunciada na quinta-feira (15) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. “Omar” concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A cerimônia de entrega do principal prêmio do cinema será realizada em 2 de março, em Los Angeles.

“Omar” é a segunda indicação de um filme palestino ao Oscar, e também a segunda do diretor Abu-Assad, que já havia disputado a estatueta em 2005 com “Paradise Now”. Agora, Abu-Assad retrata a história do padeiro Omar, que frequentemente arrisca a vida ao atravessar o muro que separa Israel e Palestina para encontrar sua namorada. Quando ele e dois amigos decidem matar um soldado israelense, Omar é detido e torturado para denunciar o autor do crime. Ele reencontra os amigos, mas desconfia que existe um informante dos israelenses entre eles.

O filme já foi exibido no Brasil, em outubro de 2013, durante a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. “Omar” recebeu, no ano passado, os prêmios de melhor Filme e Diretor do Festival Internacional de Cinema de Dubai (Diff, na sigla em inglês). O longa-metragem palestino irá disputar o Oscar com o belga “Alabama Monroe”, o dinamarquês “A Caça”, o italiano “A Grande Beleza”, que conquistou o prêmio de melhor filme estrangeiro do Globo de Ouro, e o cambojano “The Missing Picture”.

Documentário sobre a revolução no Egito entre os indicados

Outro indicado, desta vez na categoria "Documentário" é “The Square” (a praça), que aborda fatos do movimento popular sob a perspectiva dos ativistas. Mostra um retrato dos acontecimentos através de três olhares: Madgy, um integrante da Irmandade Muçulmana, Khalid Abdalla, o ator egípcio, que atuou em “O Caçador de Pipas”, e Ahmed Hassan, cuja narração poética acompanha os acontecimentos. Munidos de câmeras e utilizando as mídias sociais, os jovens dão uma perspectiva do epicentro dos fatos.

Uma versão anterior de “The Square” venceu o Prêmio do Público no Festival de Sundance de 2013. O filme também foi selecionado para o Festival de Cinema de Nova York de 2013.

O documentário está disponível no canal de internet Netflix.

Página no Facebook: https://www.facebook.com/TheSquareFilm