Miguel Chaia conversa com o público no Cinesesc, em São Paulo

Sex, 21/08/2015 - 14:20
Publicado em:
Uma atividade diferente integrou a programação da 10ª Mostra Mundo Árabe de cinema: o encontro “Cinema da Vela: Arte, Política, Tragédia”, na última quarta-feira, 19 de agosto, que teve como convidado o cientista social Miguel Chaia, especialista em cinema e política. Durante o tempo da queima total de uma vela, o público escutou as considerações de Chaia sobre o filme “Sotto Voce”, do marroquino Kamal Kamal, e interagiu com perguntas.

“Sotto Voce” aborda o drama de um grupo de argelinos que tenta fugir para o Marrocos, por um campo minado, em meio à Guerra da Argélia e o movimento de revolução contra o governo. Exibida pela primeira vez no Brasil, a película de 2013 foi vencedora do Grande Prêmio do Tangiers National Film Festival. “É um filme muito triste. É difícil até comentar, pois trata da vida e da morte. Nós latinos não temos essa tradição de guerras e revolução. Por isso os europeus nos viam como um paraíso, mas temos outros problemas”, observou Chaia.

Para ele, o filme possui um tom trágico, por falar da dor da vida, mas também é uma celebração à vida. “Tem esse lado por falar da dor da vida, mas fala que vale a pena viver. ‘A visão trágica do mundo supõe que os conflitos e as dores nunca terminam’. É possível até fazer um paralelo com (Friedrich) Nietzche (filósofo alemão que tratou do tema da tragédia)”, declarou. “O filme faz uma crítica à política, uma crítica à revolução, à religião. Coloca a Arte como processo de libertação. O filme trabalha muito com o grito, como estratégia dramatúrgica e como grande metáfora”, disse.

O cientista social também refletiu sobre o lado artístico do filme, que além de ter a trilha sonora orquestral composta pelo próprio diretor, também possui um lado teatral. “É dramático nos movimentos, nas falas. Muito baseado nas artes plásticas. Temos (a pintura) Guernica, de (Pablo) Picasso, temos preto e branco nele. Outra referência é o fuzilamento de Goya (do quadro O Três de maio de 1808, de Francisco de Goya)”.

Mediador do bate-papo, o curador da Mostra Geraldo Adriano Campos explicou que o encontro marcou o final da primeira semana da Mostra e o fim das exibições no CineSesc-SP, ao qual ele agradeceu a parceria.

Campos também falou sobre o objetivo de fazer eventos como este durante o festival. “A ideia da Mostra, ao trazer esses encontros, é que a exibição dos filmes seja complementada com atividades que permitam o aprofundamento dos temas tratados".

O filme Sotto Voce será exibido novamente na Mostra nos dias 22/08 (CCBB-BH), 23/08 (CCBB-RJ), 25/08 (Sesc-ES) e 30/08 (Sesc-ES).

 

Para ver mais imagens do evento, acesse a página da Mostra no Facebook

Confira a programação completa e os horários no site: http://mundoarabe2015.icarabe.org/programacao