Vitória recebe a 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema com música e debate

Seg, 31/08/2015 - 21:06
Publicado em:
Celebrando o diálogo entre o cinema e a música, a 10º Mostra Mundo Árabe de Cinema estreou na última terça-feira (25) em Vitória (ES), no Sesc Glória, com sala lotada e ao som de canções árabes e latinas, com os músicos Claudio Kairouz, do Brasil, e Raouf Jemni, da Tunísia – que tocam o instrumento árabe Qanun e formam a dupla Duo 156 Cordas, além do músico brasileiro Júnior Pita, com seu violão de sete cordas.  Na abertura, o público capixaba assistiu ainda ao filme “Sotto Voce”, do marroquino Kamal Kamal, que aborda o drama de um grupo de argelinos que tenta fugir para o Marrocos por um campo minado, em meio à Guerra da Argélia, com trilha sonora composta pelo diretor. A película está sendo exibida pela primeira vez no Brasil e foi vencedora, em 2013, do Grande Prêmio do Tangiers National Film Festival.

Os espectadores foram presenteados também com o poema “Awake”, sobre a Palestina, declamado pela antropóloga e produtora do filme “Marte ao Amanhecer”, Nirah Shirazipour, convidada especial da Mostra.  

No dia 26, Nirah conversou com o público, após a exibição de “Marte ao Amanhecer”. O filme retrata o conflito entre dois artistas que vivem em lados opostos das fronteiras militarizadas de Israel, uma película inspirada na obra do artista visual palestino exilado Hani Zurob.

Nirah conta sobre a reação dos espectadores: “O público estava super receptivo. Acho que as pessoas ainda não estão por dentro da questão palestina, mas estavam abertas para escutar as histórias.”

Confira a programação completa e os horários no site: http://mundoarabe2015.icarabe.org/programacao