Cantora de samba é única brasileira selecionada para festival no Marrocos

Ter, 11/11/2014 - 17:57
Publicado em:
A cantora Adriana Moreira é a única brasileira e uma das duas atrações da América Latina selecionadas pelo júri para se apresentar no Festival Visa for Music, em Rabat, no Marrocos, que acontece até 15 de novembro, misturando apresentações musicais com plataforma de negócios para as bandas.

Com mais de dez anos de carreira e dois CDs gravados, Adriana foi selecionada entre mais de 600 candidatos de mais de 50 países para integrar o festival marroquino. Da América Latina, além dela,.somente a banda colombiana Tambores del Cabildo participará. “A Adriana tem uma forte relação com a ancestralidade, com a questão negra, a vertente afro no Brasil”, conta Geraldo Campos, produtor da cantora e diretor de Cultura do ICArabe.

Segundo ele, a participação da artista no Visa for Music possibilitará “o aprofundamento das  relações culturais com os países árabes e africanos”, parceria que ele ainda considera muito pequena na relação com os cantores brasileiros.

Além das apresentações ao público, o Visa for Music proporciona aos artistas participantes o contato com produtores e outros profissionais ligados à arte de diversos países. “Isso pode gerar turnês para os músicos, ou turnês em parcerias com artistas de outros países, pode atrair um interesse [internacional] pelo samba”, avalia Campos.

Adriana, que apresentará canções de seu álbum “Cordão”, concentrou esforços com sua equipe para realizar este sonho. “Agradeço ao apoio de todos os amigos que tornarampossível essa viagem e essa oportunidade de levar a nossa música para o continente africano, para onde irei pela primeira vez”, afirma. Ela irá se apresentar ao lado de músicos marroquinos e outros vindos de países como Líbano, Egito, África do Sul, Uganda, Quênia, Tunísia e Mauritânia, entre outros.

No Brasil, Adriana e seus músicos se apresentam mensalmente na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Quem quiser conhecer o trabalho de Adriana Moreira, pode acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=5WzG3zvyc88. Os CDs gravados por ela foram Direito de Sambar (2006) e Cordão (2014).

Saiba mais sobre o festival Visa for Music em https://www.facebook.com/visaformusic?fref=ts