Jovens árabes cantam em festival em São Paulo

Seg, 22/02/2016 - 22:22
Uma jovem do Marrocos e outra do Iraque serão as representantes do mundo árabe no Festival Internacional de Língua e Cultura, que ocorre nos dias 27 e 28 deste mês em São Paulo. Esta é a 14º edição do evento, mas a primeira realizada no Brasil, na qual haverá a participação de jovens de 16 países.

Nos dois dias, brasileiros e estrangeiros de 10 a 18 anos irão realizar apresentações de música e dança e exibir vídeos sobre a língua e a cultura de seus países. Quem for assistir ao evento verá exibições de jovens do Brasil, Filipinas, Alemanha, Marrocos, Índia, Argentina, Moçambique, Portugal, África do Sul, Iraque, Paraguai, México, Ucrânia, Estados Unido, Cazaquistão e Geórgia.

O festival nasceu em 2003, na Turquia, com representantes de 17 nações. Atualmente, ele é organizado em diversos países-sede. “O festival começou como uma olimpíada de língua turca. Havia competições de música, poesia e conversação. Aos poucos, começou a se internacionalizar e saiu da Turquia”, conta Mustafa Göktepe, presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), entidade com sede na capital paulista e que organiza a edição brasileira do evento.

Göktepe explica que o CCBT faz parte de um movimento da sociedade turca chamado Hizmet, palavra que significa serviço. O termo é usado para designar serviços prestados para o bem da humanidade. O movimento tem parcerias com diversas instituições ao redor do mundo e prega o respeito às diferenças e à interculturalidade.

Segundo Göktepe, a escolha dos jovens que se apresentarão em cada país-sede ocorre de acordo com a demanda da organização local. “Eles perguntam se tem países que queremos que estejam presentes aqui e indicamos países que tenham uma presença razoável [no Brasil], não só de pessoas, mas de empresas ou com outra influência”, diz.

A representante do Iraque no Brasil será Przha Mustafa Mohammed, de 17 anos. Nascida na cidade de Sulaymaniyah, no Curdistão iraquiano, ela irá cantar uma música parte em árabe, parte em turco. “Será uma homenagem à Turquia”, aponta Göktepe. A marroquina Salma Babou, de 15 anos, vem da cidade de Al Jadida e cantará a música ‘Al Maghreb’, em árabe.

Este ano, o festival será realizado de fevereiro a junho em mais de 25 países, iniciando nas Filipinas e terminando na Rússia. No Brasil, seis adolescentes foram selecionados para representar o país no exterior. Eles terão apresentações nos Estados Unidos, Moçambique, África do Sul, Índia, Austrália e Rússia.

A escolha dos jovens que integram os eventos é feito pela direção do festival, que tem sede em Istambul. “A direção musical do festival vai para todos os países escolher pessoalmente”, destaca Göktepe. Após a seleção, os jovens precisam passar por três meses de treinamento antes das apresentações.

Relações Brasil-Turquia

Localizada no Oriente Médio, a Turquia não é um país árabe. Göktepe diz que quando chegou ao Brasil, em 2004, as relações culturais entre as duas nações eram quase inexistentes. Na época, ainda havia a exigência de vistos para viagens entre os países, o que dificultava o intercâmbio de turistas.

Após a isenção da necessidade de vistos em 2006, o fluxo de brasileiros que iam para a Turquia começou a aumentar, ficando entre 10 mil e 15 mil por ano. Mas foi em 2013, com o início dos voos diretos entre São Paulo e Istambul operados pela Turkish Airlines, que o fluxo de brasileiros na Turquia cresceu significativamente. Segundo Göktepe, em 2010, 30 mil brasileiros foram à Turquia, número que passou para 120 mil três anos depois.

O presidente do CCBT diz ainda que a novela Salve Jorge, da Rede Globo, que teve parte de sua trama ambientada na Turquia, teve uma importante contribuição na divulgação de seu país entre os brasileiros. Outro ponto positivo, nesse sentido, é a transmissão de novelas turcas pela TV Bandeirantes. Em 2015, a rede transmitiu a trama ‘Mil e Uma Noites’, atualmente está passando ‘Fatmagul’ e já anuncia o início da próxima novela turca, ‘Sila’.

Serviço

14º Festival Internacional de Língua & Cultura

Local: Auditório do Ibirapuera, São Paulo - Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n.

Datas: 27 e 28 de fevereiro

Horário: dia 27, às 20 horas; dia 28, às 19 horas

Os ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora e meia antes do evento

Mais informações estão disponíveis no link http://migre.me/t0UXF.