Maestrina brasileira comanda orquestra em Beirute

Ter, 12/05/2015 - 16:13
A maestrina brasileira Ligia Amadio vai reger a Orquestra Filarmônica do Líbano na próxima sexta-feira (15) em Beirute, capital libanesa. A artista brasileira chegou ao país árabe no último final de semana para preparar o concerto junto com os músicos locais. A apresentação ocorre às 20h30, na Igreja São José dos Padres Jesuítas, e será gratuita.

No repertório estarão Bachianas número 7, do compositor e maestro brasileiro Heitor Villa-Lobos, e Sinfonia número 3, em fá maior, op.90, do alemão Johannes Brahms. “Executaremos Villa-Lobos para trazer ao público libanês o melhor da música brasileira”, disse Amadio à ANBA por email. “Com a terceira sinfonia de Brahms, realizaremos uma das obras mais amadas da música universal, uma obra de desafios técnicos e expressivos para todas as orquestras e para todos os regentes”, afirmou.

Ao justificar a escolha por Villa Lobos, a artista lembrou que a embaixada do Brasil no Líbano, que está comprometida com o concerto e colaborando efetivamente para sua realização, trabalha para a divulgação da música brasileira no país árabe. Por isso a composição de um brasileiro estará no repertório. A apresentação de sexta-feira é promovida pela embaixada em colaboração com Orquestra Filarmônica do Líbano.

Amadio vai ensaiar com o grupo a semana toda até a sexta-feira. Ela explica que esse processo de trabalho, de interação de regente e orquestra para um concerto, é internacional. “A adaptação é mútua, sempre”, afirma a brasileira. A maestrina afirma que os integrantes da Orquestra Filarmônica do Líbano são de excelente nível artístico e que espera uma apresentação “maravilhosa”.

Amadio já regeu a orquestra libanesa em 2012 durante o 19º Al Bustan International Festival of Music and of the Arts, em Beirute, atendendo a um chamado da presidente do evento, Myrna Bustani. Para a apresentação deste ano, o convite partiu do atual diretor titular e artístico da Orquestra Filarmônica do Líbano, o maestro Harout Fazlian, que acompanhou o concerto de 2012.

Em função deste trabalho anterior, Amadio afirma que tem um sentimento especial pela orquestra. Fundada em 1988, ela é a mais importante orquestra do país, é mantida pelo governo libanês e funciona ligada ao Ministério de Cultura e ao Lebanese National Higher Conservatory of Music.

Regente brasileira

Amadio é considerada pelos críticos uma das melhores regentes brasileiras da sua geração em função do seu alto padrão artístico, carisma e expressividade corporal e verbal. Formada em Engenharia Industrial, ela estudou no Conservatório de Música da Universidade de São Paulo (USP), onde acabou optando pela orquestra.

Primeira mulher a ganhar o concurso de direção orquestral de Tóquio, Ligia Amadio também foi diretora titular da Orquestra Sinfônica da USP, da Orquestra Filarmónica de Mendoza, da Argentina, e da Orquestra Sinfônica de Bogotá, da Colômbia, entre outras, e foi também diretora convidada de várias orquestras mundo afora.

Amadio afirma que admira e respeita a cultura árabe e mantém com a região a relação que todos os brasileiros têm, de integração de costumes, cultura e amizade. “Desde a mais tenra infância, tive um sem-número de amigos de origem árabe e, mais especificamente, libanesa. O atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, é um admirado amigo, assim como o importantíssimo diplomata brasileiro, José Maurício Bustani”, afirma.

 

Serviço:

LPO em Concerto

Direção de Ligia Amadio

Dia 15 de maio de 2015, às 20h30

Na Igreja São José dos Padres Jesuítas

Monot – Achrafieh, em Beirute, no Líbano

Ingressos gratuitos

Informações:

Centro Cultural Brasil-Líbano

brasiliban@itaramaty.gov.br – 01 322 905