ICArabe presente no curso “Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovido pela Fambras

Seg, 08/12/2014 - 18:32
Publicado em:

Salem Nasser, Mohamed Habib e Soraya Smaili foram palestrantes convidados do encontro no Instituto Rio Branco, em Brasília.Três membros do ICArabe -  o presidente do Instituto e professor da Fundação Getúlio Vargas, Salem Nasser, o professor Mohamed Habib, da Unicamp, e a professora Soraya Smaili, reitora da Unifesp,  estiveram entre os palestrantes da segunda edição do curso “Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado”, promovida pela Fambras, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, entre os dias e 1º e 5 de dezembro, no Instituto Rio Branco, em Brasília.

Salem Nasser falou aos participantes no módulo "O Direito Islâmico e sua relação com o Direito Estatal". O acadêmico transmitiu aos participantes os fundamentos do direito islâmico e suas relações com os direitos estatais e com o direito internacional na regulação da vida. “Desfazer a percepção assustadora que alguns tem da Sharia (lei islâmica) foi um dos objetivos da palestra. O público presente entendeu que o direito islâmico é diferenciado, que ele se baseou nas fontes divinas, em Deus diretamente. A compreensão dessas diferenças é fundamental para uma maior interação internacional do mundo islâmico”, afirmou Nasser.

O professor Mohamed Habib discorreu sobre “O colonialismo europeu e seus reflexos na sociedade islâmica” e a emergência de grupos religiosos organizados. Para Habib, a ausência de grupos políticos, organizados para enfrentar o colonialismo europeu, serviu como motivo para o surgimento de grupos islâmicos visando preencher essa lacuna. O primeiro e mais importante até hoje, é o grupo Irmandade Muçulmana, sobre o qual ele fez um minucioso relato.

Coube a Soraya Smaili abordar o papel da mulher na sociedade muçulmana e na produção cultural e científica. A professora falou aos presentes sobre os direitos da mulher, os movimentos feministas e a mulher na produção do conhecimento. Soraya lidera em São Paulo movimentos culturais que envolvem a comunidade muçulmana brasileira e é uma das mais respeitadas especialistas do pais nas questões da ciência e cultura islâmica.

Durante cinco dias, mais de cem participantes assistiram a 20 horas aula, abordando temas como história, religião, filosofia, artes, cultura, direito, geopolítica e economia. Os integrantes do ICArabe compuseram um corpo de palestrantes que contou com Ali Zoghbi, Vice-Presidente da FAMBRAS, Beatriz Bissio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gisele Fonseca Chagas, da Universidade Federal Fluminense, Hussein Ali Kalout, da Universidade de Harvard, Luiz Nelson, consultor econômico financeiro, Mohamed Zoghbi,  Presidente da FAMBRAS, Murilo Sebe Bon Meihy, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Rubens Hannun, consultor em marketing internacional.

O último dia do curso teve a participação do presidente da Fambras, Mohamed Zoghbi, que falou sobre a importância do mercado halal para a economia brasileira e destacou os impressionantes números desse mercado, que movimenta mais de US$ 2,5 trilhões anualmente em produtos e serviços. Zoghbi frisou a importância de uma parceria entre a indústria nacional e o governo, para acessar novos mercados, com um portfólio diferenciado.

A apresentação final coube ao professor Rubens Hannun, consultor de negócios internacionais e representante da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O palestrante discutiu as peculiaridades do consumidor islâmico, falou sobre as melhores técnicas de marketing, para acessar esses mercados e abordou ainda os valores pessoais e as preocupações econômicas desse público.

Na sessão de encerramento, o embaixador Paulo Cordeiro, Subsecretário-Geral para África e Oriente Médio, do Itamaraty, e o embaixador Gonçalo Mourão, diretor do Instituto Rio Branco, agradeceram a iniciativa da Fambras e manifestaram a intenção em promover em 2015 a terceira edição do curso.  

Os embaixadores dos países da Organização de Cooperação Islâmica participaram da solenidade de encerramento e confraternizaram com os participantes, diplomatas brasileiros, funcionários de outros órgãos da administração federal e representantes de embaixadas sul-americanas. 

O curso encerrou-se com um depoimento do professor e escritor Milton Hatoum sobre a tolerância, a convivência e o respeito inter-religioso.