Trajetória de Edward W. Said abre curso do ICArabe

Qua, 22/05/2013 - 20:30
Publicado em:

Com a história do intelectual palestino Edward W. Said, Isabelle Somma deu início, na terça-feira, dia 21, ao curso “Orientalismo no passado e seus reflexos no presente: como o mundo aprendeu a olhar os árabes”.

Com Coordenação-Geral: Heloísa Abreu Dib Julien, o curso apresenta as principais noções do que é Orientalismo e exemplos práticos de como ele pode ser encontrado na representação de árabes e muçulmanos na imprensa, no cinema, nos relatos de viajantes, na literatura e artes plásticas.

Na primeira aula, os alunos puderam conhecer a tese de Said, que questiona o discurso que posiciona o oriental em um nível de inferioridade diante de uma suposta superioridade ocidental, um velho estereótipo que sobrevive ainda nos dias de hoje, além de diversos exemplos dessa visão estereotipada nos veículos de imprensa.

Para Isabelle Somma, este é um momento oportuno para a discussão. “O mundo dito globalizado nos coloca diante do desafio de tentar compreender e conviver com a diferença.  A tese do Orientalismo permanece atual principalmente no que tange a necessidade de derrubar barreiras inventadas que nos separam do outro, seja o “oriental”, o diferente, o estranho.  Afinal, somos todos iguais.”

O Diretor Cultural do ICArabe, Geraldo Godoy de Campos, deu as boas-vindas aos alunos, ressaltando mais esta iniciativa do ICArabe: “Há um desejo por um novo paradigma de ética, uma nova forma de sociabilidade, de estarmos juntos, que ultrapassa a ideia da violência e é reforçado pelo tema da convivência. Nesse sentido, o ICArabe, com essa atividade, planta mais uma semente para o diálogo e o conhecimento do outro, que vai além da ideia de tolerância.”

Saiba mais sobre o curso no link http://www.icarabe.org/noticias/novo-curso-do-icarabe-orientalismo-no-passado-e-seus-reflexos-no