Unifesp e ICArabe inauguram a Cátedra Edward Said

Qua, 16/07/2014 - 21:03
Publicado em:
A Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), inauguram, no dia 22 de julho, a Cátedra Edward Said de Estudos Pós-Coloniais da Unifesp. Intelectual palestino, ícone da resistência cultural e política árabe e da luta por justiça e igualdade, falecido em 2003, Said inspirou a criação do ICArabe. A parceria com a Unifesp na criação da Cátedra integra as comemorações dos 10 anos do Instituto. Saiba mais sobre Edward Said no link http://www.icarabe.org/cadernos-icarabe/especial-edward-said .

A esposa de Said, Mariam Said, estará presente na ocasião da inauguração (programação abaixo), e falará sobre a Fundação Barenboim-Said, a qual preside, assim como a respeito do trabalho da premiada orquestra de Said e Barenboim.

Desde a morte de Said, pessoas ao redor de todo o mundo têm realizado atividades e criado grupos de trabalho buscando estudar e conhecer sua obra, especialmente em relação aos estudos de pós-colonialismo e discussões ligadas à Questão Palestina, acompanhadas de perto por ele.

Na cerimônia, haverá a exibição do filme "O conhecimento é o começo", (Knowledge is the beginning), de Paul Smaczny. O longa metragem retrata o encontro entre o maestro Daniel Barenboim e o intelectual Edward Said, que culminou na criação da Orquestra Divã Ocidente-Oriente.

Além de Marian Said, também estarão presentes no evento a reitora da Unifesp, Soraya Smaili, Milton Hatoum, Francisco Miraglia, Saad Chedid e os diretores do ICArabe Geraldo Campos (Cultura) e José Arbex Jr. (Imprensa).

A criação da Cátedra Edward Said de Estudos Pós-Coloniais da Unifesp tem o apoio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, também da universidade.

Abaixo a programação completa dos dois dias de evento:

 

Dia 22 de julho

Edward Said : Um autor contemporâneo

14 h - Apresentação do filme "O Conhecimento é o Começo"

16h - Apresentação de solo de música árabe e homenagem a Edward Said e seu legado multicultural

16h45 - Mesa 1 : Edward Said : legado de um autor contemporâneo

 

Palestrante: Mariam Said - Presidente da Fundação Barenboim-Said

Debatedor : Milton Hatoum

Mediador: Francisco Miraglia

Local: Anfiteatro - Edifício da Reitoria - Rua Sena Madureira, 1500- Térreo

 

Dia 23 de julho

Edward Said: Estudos Pós-coloniais

16h - Mesa 2: Estudos Pós-coloniais : uma cátedra para a Universidade Brasileira

 

Palestrante: Saad Chedid e José Arbex Jr.

Mediador: Geraldo Campos

Local: Anfiteatro - Edifício da Reitoria - Rua Sena Madureira, 1500- Térreo