3º Ciclo de cinema reflexão aprender a viver, aprender a morrer

Qua, 15/09/2010 - 15:38
Publicado em:
0 comments

Local:
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - São Paulo

A necessária intersecção das ciências com as artes, tão enaltecida pelos filósofos, concretiza-se pelo terceiro ano consecutivo através das atividades científicas, técnicas e culturais da edição 2010 do Ciclo de Cinema e Reflexão Aprender a Viver, Aprender a Morrer, promovido pela parceria entre Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e OBORÉ. O evento retoma a experiência bem sucedida do 1º e do 2º Ciclos, em 2008 e 2009, e dos encontros mensais de cinema e reflexão - Sessão Averroes - que já atraíram para a Cinemateca um público de cerca de três mil pessoas vinculadas a mais de 150 diferentes instituições. Destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes da área de medicina e saúde, comunicação e humanidades, e a todos os interessados em refletir, examinar e debater a condição humana, a vida e sua terminalidade.

PROMOÇÃO e REALIZAÇÃO
Hospital Premier, Cinemateca Brasileira e OBORÉ

APOIO
Faculdade de Medicina de Itajubá, Instituto Paliar e Academia Nacional de Cuidados Paliativos

INFORMAÇÕES E PROGRAMAÇÃO COMPLETA
www.obore.com 
www.spinternacoes.com.br
www.cinemateca.gov.br



3º CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO APRENDER A VIVER, APRENDER A MORRER
 

 

QUINTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO
Cinemateca Brasileira - Sala Petrobrás

9h às 12h30
MESA TEMÁTICA: GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Coordenador: David Braga Jr.  (HSPE-SP / Hospital Premier)

A Politica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa: Estado da Arte e Desafios
DAVID BRAGA JUNIOR,  Médico especializado em Clínica Médica pela FMRP/USP. Administrador Público especialista em Planejamento Estratégico para Ações de Governo pela Unicamp. Consultor da OPAS, Fiocruz e Ministério da Saúde. Médico concursado do Hospital do Servidor Público Estadual de SP. Ex Secretário de Saúde e Diretor de Planejamento e Gestão dos Municípios de Campinas e Indaiatuba (SP). Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do Grupo MAIS.

Rastreamento de Demandas da População Idosa: relato de experiência envolvendo um convênio na Cidade de São Paulo
PEDRO JOSÉ VILAÇA,  Médico epidemiologista e infectologista. Mestre em Saúde Pública pela USP. Consultor do Ministério da Saúde na área de Gestão de Riscos à Saúde. Coordenador da ProAtiva Promoção da Saúde – Grupo MAIS.  

Atenção à Terminalidade da Vida em Ambiente Hospitalar: necessidades e perspectivas
RICARDO TAVARES DE CARVALHO,  Médico cardiologista especialista em Bioética e Doutor em Medicina pela USP.  Presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do HC-FMUSP. Diretor da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e Diretor Técnico do Hospital Premier.

Construindo um Hospital Amigo do Idoso: Relato de Experiência
PAULO ROGÉRIO AFFONSO ANTONIO, Médico Sanitarista formado pela Santa Casa de São Paulo. Especialização em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde – FGV. Gerente de Risco Sanitário do Hospital do Servidor Publico Estadual - Projeto Sentinela – ANVISA. Diretor do Serviço de Arquivo Médico e Estatística do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Membro da Coordenação de Epidemiologia e Informação - CEINFO da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Membro do Grupo Mais.

SESSÃO DE CINEMA


14h - Fome de Viver, de Tony Scott. (EUA, Inglaterra, 1983). 96’.   
Em uma sensual e sofisticada interpretação do mito contemporâneo do vampiro, colecionadora de obras renascentistas vive em um elegante bairro de Manhattan. Abençoada com beleza eterna e amaldiçoada com uma voracidade insaciável, ela e seu marido, também imortal, são inseparáveis. Até que ele começa inesperadamente a envelhecer e procura a ajuda de uma cientista especializada em pesquisas sobre o envelhecimento.


16h - O Caso Alzheimer, de Erik Van Looy. (EUA, 2005) 120 minutos.
Dois detetives da polícia da Antuérpia se confrontam com o desaparecimento de um oficial de alto escalão e a morte de duas prostitutas. Todas as pistas os levam a Angelo Ledda, um assassino que sofre do mal de Alzheimer.

SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO

19h - Com o passar do tempo. Documentário da BBC (Londres, 1998). 50’.
Imagens inéditas de macro e microscopia eletrônica recheiam esse documentário produzido pela BBC e apresentado pelo médico inglês Lord Robert Winston. O 6º episódio da série trata o envelhecimento como uma etapa bem mais complexa e fascinante do que apenas um declínio.

20h – Mesa de Reflexão
Mediadora: ANGÉLICA YAMAGUCHI,  Médica especialista em Geriatria e Gerontologia, assistente do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisplinar (NADI) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa na disciplina de Geriatria e Gerontologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
 
ANDRÉA VIUDE,  Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Medicina da USP, com Mestrado e Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente,  é professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), atuando junto a temas como gerontologia, comunicação humana e bioética.

MARCEL HIRATSUKA, Médico Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da FMUSP  e coordenador do Projeto CEDPES -  Centro de Desenvolvimento para a Promoção do Envelhecimento Saudável.  


ABERTURA SOLENE DO III CICLO DE CINEMA E REFLEXÃO
LANÇAMENTO EDITORIAL
“Prata da Casa 3“

21h 

Coordenador: KLEBER LINCOLN GOMES, Médico psiquiatra e psicoterapeuta formado pela UFMG, Professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e membro da curadoria da Sessão Averroes. 

 

SEXTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO
Cinemateca Brasileira - Sala Petrobrás

9h às 12h30
MESA TEMÁTICA: ATENDIMENTO DOMICILIAR 
Coordenador: Celso Scazufka Ribeiro (HC - FMUSP / Master Nursing)

CELSO SCAZUFKA RIBEIRO, Médico formado pela FMUSP em 1985. Ocupou os cargos de Diretor do Pronto-Socorro Central do HCFMUSP e Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal da Saúde de SP. Coordenador do Programa de Assistência Domiciliar do Hospital Universitário da USP e, atualmente,  do Ambulatório da Clínica Médica Geral da FMUSP. Diretor Médico da Master Nursing.

LUIZA DAL BEM, presidente da Dal Bem Home Care, formada em enfermagem em 1977 pela USP, com mestrado  em “Saúde do Adulto Institucionalizado” e Doutorado  em “Dimensionamento do Pessoal de Enfermagem em Assistência Domiciliar”. Fundou a Dal Ben em 1992, tornando a empresa uma das mais reconhecidas na área de Home Care no Brasil.

CHRISTINA APARECIDA RIBEIRO, Gerente  Médica do Serviço de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein. Presidente do Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar – Sibrad. Mestre e Doutora em Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da USP e MBA em Gestão Executiva de Serviços de Saúde pelo IBMEC/Insper São Paulo.   

SESSÃO DE CINEMA


14h - As filhas de Marvin, de Jerry Zaks. (EUA, 1996) 98’.
Filha que cuidou do pai inválido e de tia senil durante quase vinte anos descobre que está com leucemia e que sua única chance de sobrevivência é o transplante de medula óssea de algum parente de sangue. Um drama forte e sensível sobre relações familiares, envelhecimento, doença, solidariedade, diálogo e aceitação da vida e da morte. 

16h - Balada de Narayama, de Shohei Imamura. (Japão, 1983). 130’. 
No fim do século XIX, em meio à miséria, guerras e emigração, em algumas regiões do Japão instituí-se uma tradição amarga: ao completar 70 anos, os moradores dos humildes vilarejos deveriam subir ao topo da montanha local e esperar pela hora da própria morte.

SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO


19h - Uma Prova de Amor, de Nick Cassavetes. (EUA, 2009). 109’.
Filha caçula de 13 anos, concebida em proveta para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida da irmã, quer decidir sozinha o que fazer com o próprio corpo e passa a lutar por isso na Justiça - uma atitude que abalará a família.

21h – Mesa de Reflexão

Mediadora: DALVA MATSUMOTO, Médica oncologista. Diretora clínica do Hospital Premier. Coordenadora da seção de assistência domiciliária e da hospedaria de cuidados paliativos do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo. Diretora do Instituto Paliar. Diretora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP - 2009/2010).

JOSÉ HENRIQUE RODRIGUES TORRES,  Juiz da 1ª Vara do Júri da Co¬marca de Campinas., prof. de Direito Penal da PUCCamp, mem¬bro do Conselho Diretivo da Associação Juízes para a Democracia e da Fed. de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe.

MARIANGELA PETROSINO,  Formada em Biologia pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Bioética pela Universidade Federal de Lavras (MG) com projeto desenvolvido na relação entre Cuidados Paliativos e a Bioética. Pós-graduada em Bioética na área da saúde pelo Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da USP, com projeto Responsabilidade Social, Bioética e Saúde. Atualmente, participa do curso de Humanização na Saúde na Faculdade de Saúde Pública da USP e integra o Grupo de Cuidados Paliativos do GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer - de São Paulo.  

 

SÁBADO, 18 DE SETEMBRO
Cinemateca Brasileira - Sala Petrobrás

10h às 12h30
MESA TEMÁTICA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Coordenador: José Luiz Del Roio (Senador da República Italiana, membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e idealizador do Troféu Averroes)

HILDEBRANDO PEREIRA DA SILVA, Médico, Pesquisador e Professor universitário.  Professor Emérito da Universidade Federal de Rondônia e da Universidade de São Paulo.  Especialista em Parasitologia, dirige atualmente o Instituto de Pesquisa em Patologias Tropicais de Rondônia, onde desenvolve pesquisas em Imunologia  e Epidemiologia da Malária.

SESSÃO AVERROES CINEMA E REFLEXÃO

19h - A História de Louis Pasteur, de William Dieterle. (EUA, 1935). 87’. 
Em 1860, o cientista e químico Louis Pasteur investiga um grave problema que alarmava a França: a morte de mulheres durante o parto e de crianças por infecção. Nos seus estudos sobre os germes, recomenda a esterilização dos materiais médicos e o máximo de higiene por parte dos doutores.  Anos depois, rebanhos inteiros estavam morrendo pelo ataque do vírus Anthrax por quase todo o país, exceto na pequena cidade de Arbois, onde Pasteur vacinava as ovelhas. Mais tarde, a atenção do cientista se volta para a hidrofobia.


21h – Mesa de Reflexão

Mediador: JOSÉ LUIZ DEL ROIO, Senador pela República Italiana e escritor ítalo-brasileiro, fundador do Archivio Storico del Movimento Operario Brasiliano (ASMOB), de propriedade do Instituto Astrojildo Pereira e sob guarda do Centro de Documen¬tação e Memória da Universidade Estadual Paulista - CEDEM/UNESP. Membro do conselho internacional do Fórum Social Mundial, ativista do Fórum Mundial das Alternativas e idealizador do Troféu Averroes.

GUIOMAR  LOPES, Professora e pesquisadora da UNIFESP . Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia molecular, atuando principalmente com temas de envelhecimento, apoptose, sinalização de cálcio, resistência à insulina, e proteção celular em humanos e em modelo experimental.

SORAYA SMAILI, Professora livre-docente da UNIFESP. Graduada pela USP, com mestrado, doutorado e livre-docência em Farmacologia e pós-doutorado na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH),EUA. Foi presidente da associação dos docentes da UNIFESP (2001-2003) e secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  (2002-2006). Atualmente é coordenadora do laboratório de sinalização e morte celular, do laboratório CONFOCAL e do programa de pós- graduação na área de Farmacologia da UNIFESP.  É diretora cultural e científica do ICArabe – Instituto da Cultura Árabe.

ESPER GEORGES KALLÁS, Professor de Imunologia Clínica  e Alergia da FMUSP. Investigador Principal da unidade de pesquisa clínica que realiza estudos de novas drogas e vacinas terapêuticas e preventivas , financiada pelo National Institutes of Health (NIH), em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, da Secretaria de Estado da Saúde de SP.