Como Penso Como – Mostra de food design

Sex, 26/07/2013 - 15:44
Publicado em:
0 comments

A exposição de Simone Mattar, neta de libaneses e uma das autoridades no Brasil na pesquisa de gastronomia e arte (food design), mostra como o homem se relaciona com a comida ao longo da história, desde os rituais totêmicos até o fast food e a gastronomia internacional atuais. Ela tenta aproximar o “comer” do “pensar”, lembrando, por exemplo, que só 4% da diversidade de alimentos que há no mundo é consumida. Em seu trabalho, a artista relaciona os movimentos mundiais com a forma de se alimentar das pessoas.

A exposição será composta de várias partes, entre elas um "Lightlock" sensorial, uma espécie de antessala onde o visitante terá seus sentidos acordados por estímulos visuais, olfativos e sonoros que remetem à cultura brasileira, como cheiro de café, de bolo e tilintar de talheres. Em outra sala estará um bolo de rolo de 25 metros de tecido bordado, feito por 35 mulheres de ONGs. Na outra ponta do ambiente, em contraposição, estarão dois filmes feitos em alta tecnologia e contando a história do "food design" a partir da visão da artista.

Haverá ainda animações sobre como Simone observa a arte na culinária e também um espaço de degustação. Nesta área, ocorrerão duas sessões diárias, para trinta pessoas cada, de cerca de uma hora e meia. Os visitantes serão entretidos por atores que declamam textos e encarnam personagens relacionados aos pratos. O cardápio tem como inspiração momentos e personalidades da história brasileira. Nele estão, por exemplo, uma luminária comestível feita de filigrana de mandioca, uma escultura de porcelana, de onde sai uma banana-ouro feita de mousse com canela e recheio de doce de banana, em referência ao Brasil de Carmen Miranda.



Serviço:

De 09 de agosto a 08 de setembro
Sesc Pompeia – Rua Clelia, 93 – Pompeia – SP
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 10h às 19h
Desgustação: quarta a sábado, 18h e 21h, e domingos e feriados, 13h e 16h. Ingressos nas bilheterias do Sesc Pompeia.
Entrada gratuita e livre.