Cultura árabe na Festa do Imigrante

Qua, 16/07/2014 - 22:18
Publicado em:
0 comments

A cultura e as tradições da colônia árabe no Brasil farão parte da 19ª Festa do Imigrante, que ocorre no próximo domingo (20) e no final de semana seguinte, nos dias 26 e 27 de julho, no Museu da Imigração, na capital paulista. A iniciativa terá gastronomia, música, dança e artesanato de mais de 40 países, entre eles alguns árabes.

Egito, Líbano e Síria terão sua comida servida nas barracas gastronômicas da festa e Arábia Saudita e Síria apresentarão o seu artesanato típico. Também haverá shows de danças árabes pelos grupos Souham e Espaço Artístico Malaika. Na festa, as nacionalidades em geral serão representadas por grupos organizados e ligados por um interesse cultural.

Entre as atrações da festa estarão apresentação de receitas típicas, como bolo de maçã de Portugal, o pulav da Índia, o roletini da Itália, e o strogonoff da Rússia. O público também poderá aprender como se faz o artesanato da Lituânia, do Japão, da Polônia, do Paraguai, entre outros, ou participar de workshop de danças de diferentes países. Para as crianças haverá contação de histórias no projeto “Contos dos Quatro Cantos do Mundo”.

Na festa, os visitantes terão acesso às novas instalações do Museu da Imigração, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e à exposição “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades”, que está no local e apresenta o trabalho do Museu da Imigração. Um dos objetivos da iniciativa é resgatar a história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás - hoje chamado Museu da Imigração - desde final do século XIX.

Serviço:

 

19ª Festa do Imigrante

Datas: 20, 26 e 27 de julho de 2014

Horário: 10h às 16h

Local: Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo

Ingresso: R$ 6,00

Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br