Curso Livre: Arte e Civilização Islâmica

Qui, 14/01/2016 - 14:07
Publicado em:
0 comments

O Museu de Arte Sacra de São Paulo promove um Curso Livre sobre o tema “Arte e Civilização Islâmica: o Império Árabe”. A ênfase na ornamentação e a supressão do figurativismo são as marcas que caracterizam a arte islâmica. Seus padrões geométricos – os “arabescos” – criam um característico efeito de simetria e de saturação gráfica. Porém, acima de tudo, tais estruturas não visam representar coisa alguma. Para o Islam, usar a arte como meio de imitação seria não apenas impossível como também indesejável, porque o mundo visível consiste no domínio do particular, do transitório, do aparente. O que o artista muçulmano almeja é, isto sim, a essência das coisas. Daí que seu percurso criativo privilegia as formas puras, abstratas e eternas (como as da geometria). Diversamente do que ocorre na tradição de matriz europeia, dominada pelo figurativismo, tal linguagem não serve para representar – mas sim para tornar presente. Ao invés de cópias, simulacros, fetiches, sua tarefa é nos colocar em contato direto com a experiência do sagrado por meio de símbolos.

O curso apresenta o caminho que o Islam trilhou para desenvolver sua peculiar cultura estética, abordando, a cada encontro, uma cidade emblemática na história da civilização islâmica.

Docente

Prof. Plinio Freire Gomes: autor de "O herege vai ao paraíso" (Companhia das Letras, 1997). Graduado e Mestrado em História pela Universidade de São Paulo. Viveu durante quase duas décadas no exterior, entre a Europa e o Oriente Médio. Lecionou no MASP, MAM, Casa do Saber e Centro Universitário Maria Antonia. Atualmente apresenta conferências e cursos sobre história da arte, com foco nos períodos helenístico, romano e renascentista. Mas sua principal área de atuação é a cultura islâmica.

 

Para ver o programa completo do curso acesse o site do MAS: www.museuartesacra.org.br

Período: 16/02 a 05/04 (terças-feiras)

Horário: 15h às 17h15 (com intervalo para o café)

Carga horária: 8 horas

Valor: R$385 (VAGAS LIMITADAS)

Inscrições: www.museuartesacra.org.br

Informações: (11) 5627.5393

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 - Luz | Metrô Tiradentes

Estacionamento gratuito: Rua Jorge Miranda, 43