Lançamento de “Turco pobre, sírio remediado, libanês rico: a trajetória do imigrante libanês no Espírito Santo”

Qua, 23/04/2014 - 15:37
Publicado em:
0 comments

O livro da historiadora Mintaha Alcuri Campos, mestre em História pela Universidade Federal Fluminense e professora aposentada da Universidade Federal do Espírito Santo, é resultante da sua dissertação de mestrado. Publicada pela primeira vez pelo Instituto Jones dos Santos Neves, a obra tornou-se fonte de pesquisa para os estudiosos da historiografia capixaba e pela imigração libanesa, não só no Espírito Santo como também no Brasil, e será relançada agora.

O objetivo central da análise deste trabalho é o estudo da formação e do desenvolvimento da comunidade de imigrantes libaneses no Espírito Santo, entre 1910 e 1940, época em que a imigração libanesa para o estado se deu com maior intensidade. A historiadora estudou as formas de integração do libanês à sociedade brasileira e os mecanismos de inserção na economia através do exercício de determinadas atividades econômicas, especialmente ligadas ao comércio e às pequenas indústrias.

A obra pretende contribuir para a compreensão das questões básicas que fundamentam o processo de integração do imigrante à sociedade brasileira e de permitir, no caso específico da imigração de libaneses, o conhecimento dos conflitos socioeconômicos e culturais enfrentados por seus grupos nesses períodos de adaptação.

Serviço:

Lançamento do livro “Turco pobre, sírio remediado, libanês rico: a trajetória do imigrante libanês no Espírito Santo”

Dia 29 de abril, às 19h

Biblioteca Pública Estadual - Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, tel.: 27 3137 9251

Vitória – ES