Mesa de debate com autoras do livro “Irã sob o Chador” - São Paulo (SP)

Sex, 06/08/2010 - 10:32
Publicado em:
0 comments

No dia 14 de agosto, as autoras do livro “Irã sob o Chador” (Editora Globo), que acaba de ser lançado, Adriana Carranca e Marcia Camargos, participam de uma mesa de debate  junto com a a escritora iraniana Azar Nafisi. A atividade ocorre na Bienal Internacional do Livro, às 13h, no Salão das Ideias, no Anhembi.

Já no dia 30 de agosto, às 19h30, ocorre a cerimônia de lançamento da publicação, no CineSesc, que acompanha exibição de um curta-metragem iraniano bate-papo com as autoras, coquetel e noite de autógrafos.

Sobre o livro

Chador  é um tipo de manto islâmico, usado no Irã para cobrir o corpo feminino. Só o rosto fica à mostra. O traje é obrigatório em mesquitas e outros lugares sagrados, e conta com a preferência das iranianas do segmento mais conservador da sociedade. Assim como as formas de suas mulheres, o Irã apresenta-se ao olhar ocidental de maneira enigmática, oculto sob o espesso chador do nosso preconceito e desinformação acerca do Oriente Médio em geral e de cada país da região, em específico.
 
Em viagens realizadas em momentos e circunstâncias diferentes, as jornalistas Adriana Carranca e Marcia Camargos tiveram a oportunidade de conhecer um país que não cabe na simplificação dos estereótipos.
 
O IRÃ SOB O CHADOR (Editora Globo) é o resultado da descoberta comum de uma realidade singular, num dos raros lugares do mundo ainda resistentes aos efeitos da globalização. Um cenário de conflitos permanentes entre arcaico e moderno, religioso e secular, opressivo e libertário.
 
Um país onde mulheres e homens ainda sentam em partes diferentes do ônibus, mas circulam apertados em táxis compartilhados por ambos os sexos. Exceto nos carros da cooperativa de taxistas femininas, que tem como clientela tanto as iranianas conservadoras (que não aceitam viajar com homens) como as liberais (que, em companhia feminina, se sentem à vontade para usar roupas um pouco mais ousadas). Um lugar onde, apesar das tentativas do governo de proibir acesso a sites como  Twitter e Facebook, reúne 1,4 milhão de usuários e 800 mil contas ativas nessas redes sociais, respectivamente.
 
Desnudando as camadas do chador que envolve o Irã, Adriana e Marcia revelam uma sociedade pulsante que, à revelia do poder constituído, impulsiona o país. Um lugar que produz uma das mais instigantes cinematografias do mundo, mas que não hesita em usar a censura prévia (ou mesmo a prisão) para intimidar seus cineastas. Uma sociedade de machismo opressivo, no seio da qual emergiu a ativista Shirin Ebadi, Prêmio Nobel da Paz em 2003. Um caldeirão fervilhante, no qual nacionalismo, juventude e desejo de mudança se mesclam ao deslumbramento com o mundo que está do lado de fora do chador, e que ficou mais próximo com a internet.
 
Adriana Carranca é repórter de O Estado de S.Paulo. Como jornalista, esteve no Afeganistão, Irã, Inglaterra, EUA, Canadá, México, Haiti e outros. É mestre em Políticas Sociais pela London School of Economics (LSE). Em 2006, recebeu o Dag Hammarskjöld Scholarship e passou três meses como correspondente na ONU, em Nova York. É Jornalista Amiga da Criança, pela Andi, e participa da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
 
Márcia Camargos é jornalista com pós-doutorado em história pela USP. Tem 19 livros publicados e vários prêmios literários. Antes de viajar a Teerã para o Festival Cine Verité em 2008, havia escrito A travessia do albatroz, sobre um iraniano refugiado no Brasil. Co-organizadora da Mostra de Cinema Imagens do Oriente, é sócia da Usina de Conteúdo Produtora Cultural, biógrafa de Monteiro Lobato e curadora das suas obras completas relançadas pela Editora Globo.

 

Serviço

Na Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: 14 de agosto, às 13h
Onde: Salão das Ideias, no Anhembi
O que: Mesa de debate com a escritora iraniana Azar Nafisi
e as brasileiras Adriana Carranca e Marcia Camargos, autoras
do livro O Irã sob o Chador
 
Lançamento O Irã Sob o Chador e noite de autógrafos
Quando: 30 de agosto, a partir de 19h30
Onde: CineSesc, Rua Augusta 2075
O que: Exibição de curta iraniano, bate-papo com as autoras
do livro O Irã Sob o Chador, Adriana Carranca e Marcia Camargos,
coquetel e noite de autógrafos



Título: O Irã sob o chador
Autor: Adriana Carranca e Marcia Camargos
Gênero: Livro-reportagem
Editora: Globo
Formato: 13,7 x 20,8 cm
Número de páginas: 240
Preço: a definir
Site: www.globolivros.com.br