Mundo árabe em espetáculo multimídia em São Paulo

Sex, 10/10/2014 - 23:06
Publicado em:
0 comments

A partir deste sábado (11) até o próximo dia 25, a cidade de São Paulo recebe as montagens dos espetáculos multimídia Jogos de Cartas, do diretor canadense Robert Lepage. São duas peças diferentes que têm o mundo árabe como temática e abordam história, política, magia e o universo dos jogos de baralho. As apresentações acontecem no Sesc Santo Amaro.

Os espetáculos foram montados de acordo com os naipes do baralho. As duas primeiras encenações, que serão exibidas em São Paulo, são Jogos de Cartas: Espadas e Jogos de Cartas: Copas.

Em Jogos de Cartas: Espadas o tema explorado é a guerra. A encenação com seis atores faz um paralelo entre cidades construídas em dois desertos no momento em que os Estados Unidos invadem o Iraque.

De um lado está a cidade americana de Las Vegas, que o diretor retrata como uma caricatura do mundo ocidental, e do outro lado a capital iraquiana Bagdá, bombardeada pelo então presidente americano George W. Bush em nome da promoção da democracia. Os personagens, como a cidade que continua se divertindo em plena guerra, travam suas lutas íntimas na esperança de resolver suas próprias contradições.

Na segunda montagem, Jogos de Cartas: Copas, o enredo interliga Argélia, França e Canadá. O personagem Chaffik é um jovem magrebino motorista de táxi em Québec, em 2011, que mergulha na sua história genealógica para desvendar fatos duvidosos ligados ao desaparecimento de seu avô e às origens de sua família.

Outro personagem da trama é Jean Eugène Robert-Houdin, grande mágico francês que é enviado pelo governo do seu país à Argélia, em 1856, para rivalizar com o poder espiritual e mágico dos marabutos (eremitas considerados santos por habitantes da região noroeste da África). Chaffik e Robert-Houdin estão conectados por uma rede familiar, política e artística.

Pirola explica que cada naipe representa um simbolismo que é retratado pelo diretor nas peças. “As Espadas estão ligadas ao universo militar; as Copas representam o sagrado, a magia; Paus representam o trabalho, o operário; e Ouros o mundo econômico e o comércio”. As peças referentes aos naipes de Paus e Ouros ainda estão em fase de planejamento.

Lepage é famoso por produzir espetáculos que mesclam artes performáticas, como teatro, dança e música, às artes digitais, como cinema, videoarte e multimídia. Os diálogos dos espetáculos são em francês, inglês e árabe e legendados em português, com projeção em quatro telões espalhados pelo espaço de apresentação.

O elenco das peças reúne ao todo 12 atores provenientes de diversos países, como Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suíça, Austrália e Canadá. As encenações acontecem em um palco cênico circular de 360 graus que se transforma em múltiplos espaços.

Inéditos na América Latina, as duas peças já foram montadas na Alemanha, Espanha, Inglaterra, Suíça, Austrália e Canadá.

 

Serviço

Jogos de Cartas: Espadas

Em cartaz nos dias 11, 12, 14 e 15 de outubro (sábado às 21h, domingo às 18h, terça e quarta, às 21h).

Jogos de Cartas: Copas

Em cartaz nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro (quarta a sábado, às 20h).

Os ingressos custam de R$ 18 a R$ 60 e podem ser adquiridos nas bilheterias das unidades do Sesc ou pelo site www.sescsp.org.br. O Sesc Santo Amaro fica na rua Amador Bueno, 505.

(ANBA)