Prefeitura de Campinas inaugura Parque da Paz e o Memorial Yasser Arafat (SP)

Ter, 27/07/2010 - 12:00
Publicado em:
0 comments

No próximo sábado, 31 de julho, a prefeitura de Campinas (SP) inaugura, às 9h30, o Parque da Paz e o Memorial Yasser Arafat (Rua Alexandre Chiarini, no Jardim Madalena). A abertura do novo espaço encerra as comemorações dos 236 anos do município.

Com 200 mil metros quadrados, o terreno, que antes era tomado por mato, lixo e entulho, contará com ciclovia, um jardim envoltório, uma trilha no entorno do trecho por onde deverá passar a Maria-Fumaça em seu novo traçado, área de paisagismo exótico e um portal de entrada que terá a função de identificar o local e, ainda, fazer a interligação com o Bosque Yitzhak Rabin, localizado logo à frente. Será promovida também a recuperação da área verde com o plantio de 10 mil mudas nativas. Entre as espécies estão ipês, jatobás, ingazeiros e jequitibás, além de frutíferas como jabuticabeiras, pitangueiras e jerivazeiros (produz frutos amarelos tipo coquinhos). A previsão é de que em três anos as espécies plantadas já tenham aspecto arbóreo, contando com altura entre três e cinco metros.

Uma grande pedra de granito preto bruto, existente no próprio local, está sendo esculpida o rosto de Arafat, líder palestino que recebeu o Nobel da Paz em 1994, e que dá nome ao parque. A imagem vem acompanhada de duas de suas famosas frases: “A justiça da causa determina o direito da luta” e “Sou rebelde e a minha causa é a liberdade”.