Primeira semana árabe Fearab Brasil

Qua, 10/09/2014 - 15:37
Publicado em:
0 comments

A Biblioteca Nacional de Brasília receberá, entre os dias 22 e 27 de setembro, uma programação dedicada à cultura e à política dos países do Oriente Médio e do Norte da África. Neste período, a Federação das Entidades Americano-Árabes (Fearab) irá organizar uma exposição de fotos, exibições de filmes, palestras e oficinas sobre os países do Oriente Médio e do Norte da África.

A exposição fotográfica “Presença dos árabes no Brasil em imagens” reúne fotos de brasileiros descendentes e não descendentes de árabes que retratam quais são as impressões que eles têm dos países árabes e de sua cultura. Entre as fotos, há registros de pratos da culinária e fotos da arquitetura árabe, além de imagens de família e relacionadas à imigração.

Os filmes que serão exibidos no evento integraram uma mostra de cinema realizada em Florianópolis em março. Haverá apresentações de dança oriental, derbake (que é um instrumento típico da música árabe) e de dança do ventre. Algumas das apresentações serão seguidas de oficinas.

Em todos os dias de evento haverá um painel e apresentação dos livros “Música árabe: expressividade e sutileza”, de Marcia Dib, e “Viagem ao Iraque”, de Claudia Falluh Balduino. O primeiro painel, no dia 22, irá tratar da questão Palestina. No dia 23, o tema é a Síria. “A imigração sírio-libanesa no Brasil” é o tema do dia 24. No último dia do evento, será realizado o fórum “A influência da mídia na construção da imagem árabe”. Algumas dessas atrações terão um “sabor” especial: os organizadores do evento e restaurantes da capital federal deverão servir pratos típicos pelo menos uma vez por dia ao público.

A participação em todas as atividades é gratuita, mas é necessário chegar com antecedência para retirar os ingressos. Os eventos serão realizados no auditório e no foyer do auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Fearab também realizará o Congresso Extraordinário Pan-Americano Árabe, na Biblioteca Nacional de Brasília.

 

Serviço

Primeira semana árabe Fearab Brasil

De 22 a 27 de setembro

Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural Sul, lote 2

Exposição fotográfica “Presença árabe no Brasil em imagens”, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h45 e, aos finais de semana, das 8h às 14h, no Hall de Exposições, no 1º andar.

Informações e programação no site: http://www.fearab.net/home/

 

Fonte: ANBA