Comida caseira: marca do restaurante Tenda do Nilo

Sex, 13/12/2013 - 12:24
Publicado em:
A história do Tenda do Nilo  começou em 1970, quando a família Isper, de origem libanesa, seguiu em direção ao Brasil. Antes mesmo de desembarcar em solo brasileiro, Barbara, mãe de Olinda e Xmune, crianças na época, já sonhava em ter um restaurante, trabalhar com os filhos e construir sua vida aqui. Ela, no entanto, não teve a oportunidade de ver a concretização de seu sonho, que só aconteceu quase trinta anos depois da chegada da família ao país.

Foi com a mãe, aos 12 anos, que Xmune começou a aprender a arte de cozinhar. Descobriu o seu dom. O tempo passou e, em 1999, as duas irmãs decidiram abrir o restaurante e seguir a tradição da culinária da família e da terra natal. No cardápio, receitas como trigo com costela mostram essa característica. O prato feito com o mesmo trigo do quibe, só que mais grosso, e costela de boi sem gordura e desfiada é um dos xodós dos clientes, segundo Olinda, além de ser um diferencial da cozinha do Tenda do Nilo, pois é uma receita que os restaurantes árabes não costumam preparar. “É uma comida típica das aldeias do Líbano e da Síria, essencialmente caseira, simples, mas muito nutritiva”, ressalta.

Outro prato bastante apreciado pelos clientes do restaurante é o fatte, uma mistura de pão torrado, carne com grão de bico, coalhada fresca, alho e castanha fritos na manteiga. O falafel, bolinhos de grão-de-bico e favas, servido com tahine, cuja forma de preparo Xmune herdou do avô ainda no Líbano, também está no menu do Tenda do Nilo. Além desses pratos, o kibe cru e as esfihas estão entre as preferências dos frequentadores do local.

Para sobremesa, o destaque é para o mil de uma noites “um doce inédito do planeta Terra”, diz Olinda. “Não existe em nenhum outro lugar, foi inventado aqui no Tenda do Nilo”, orgulha-se. O mil e uma noites, explica ela, é uma mistura de dois doces árabes: um bolo à base de semolina e creme de nata. O doce é coberto com pistache e calda árabe.

A receita já foi premiada como a melhor sobremesa da cidade de São Paulo pela revista Paladar. “As pessoas conhecem no Tenda do Nilo, a verdadeira comida árabe caseira. Os descendentes que comem aqui veem que realmente é uma comida igual à da casa deles”, afirma Olinda.

O Tenda do Nilo abre para o almoço de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, e aos sábados, das 12h às 15h30.

Serviço:

Tenda do Nilo

Rua Coronel Oscar Porto, 638 – Esquina com Abílio Soares – Paraíso.

Telefone: 3885-0460

Horários: segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; aos sábados, das 12h às 15h30

Site: www.tendadonilo.com.br