Conheça o Manish: tradição familiar e ingredientes orgânicos da gastronomia árabe

Sex, 14/02/2014 - 13:52
Publicado em:
Há três anos no cenário gastronômico de São Paulo, o restaurante comandado pelos sócios Paulo Abbud e Renato Lopes nasceu para dar continuidade ao trabalho iniciado em 1957, com a casa Flamingo, por Emilio Abbud, pai de Paulo.

A iniciativa de abrir o restaurante passou por um processo de amadurecimento e estudo, segundo Abbud. Inicialmente, ele pensou em abrir o estabelecimento em um shopping center, mas a ideia não foi adiante porque os objetivos eram outros.  “Queria uma casa onde pudesse mostrar para um maior número de pessoas que é possível oferecer uma culinária saborosa, com bons ingredientes e preço justo”, explica. 

Paulo Abbud, que também é proprietário do restaurante Farabbud, gosta de resgatar velhas receitas de família e revira baús atrás delas. Em alguns casos, faz pequenas adaptações. Em outros, nem é preciso. Uma viagem ao Líbano para se aprofundar nas tradições da culinária árabe, antes da abertura do Manish, serviu para que os sócios comprovassem a riqueza que a constitui e confirmassem que estavam no caminho certo. “Pães, especiarias, temperos, azeites, tudo foi tratado de forma a oferecer o melhor dessa culinária tão mágica e saborosa.”

Seguindo a tradição e, em respeito aos clientes, o Manish veta temperos e produtos industrializados. Nenhum produto servido na casa, garante o proprietário, tem conservantes, acidulantes, corantes ou afins. “A proposta sempre foi investir em produtos orgânicos, ressaltando o gosto real dos alimentos, e usar as especiarias e ervas aromáticas tão comuns na gastronomia árabe. Essa preocupação já estava presente  no Farabbud e apenas se tornou mais evidente no Manish”, ressalta Abbud.

Abbud quis fazer uma cozinha revolucionária no Manish, aliando sabor, prazer e saúde. Com essa proposta, ele resgata as tradições de suas origens, reverencia o passado e respeita os clientes. “O cliente do Manish pode ter certeza de que os ingredientes da casa são sempre frescos, de preferência orgânicos, e resultam em pratos que privilegiam o sabor e o paladar. Não há preço que pague por esse equilíbrio.”

Entre as opções presentes no cardápio, sob responsabilidade da chef Patrícia Abbud, há aquelas que fazem sucesso pela simplicidade. Outras, pelo sabor. Uma mistura de criações exclusivas e pratos conhecidos, que ganham um toque especial no Manish. Vale destacar o nhoque de berinjela na cama de tahine com manjericão, tomate e pinole; o kibe de nozes recheado de carne moída, coalhada seca, hortelã e nozes, acompanhado de spaghetti de abobrinha e cenoura;  Chacrie ( pedaços de fraldinha cozida na coalhada, anéis de cebola fritos na manteiga e pimenta doce, acompanhados de arroz cherrie); e o  trigo Frique, um mix de trigo grosso, peito de frango desfiado e carne moída servido frio, com uma cobertura de coalhada e hortelã.
 
Na linha dos salgados tradicionais da cozinha árabe, algumas receitas ganham nova roupagem no Manish, como a esticadinha, uma esfiha de carne temperada no ponto, extremamente fina; a quadra de pastas, composta de coalhada seca, homus, bagaganuch e mhammara; e o pão saj, salpicado de azeite e zathar.

Entre as sobremesas, o chocolamour, criação da família, é a pedida perfeita ao final de uma refeição no Manish.


Serviço:

Restaurante Manish

Av. Horacio Lafer, 491 - Itaim Bibi, São Paulo

Aberto de segunda a quinta, das 19 às 23h;
sextas e sábados, das 19h à 0h; e aos domingos, das 18h às 23h

Telefone: 11 4301-5928

www.manishrestaurante.com.br