Câmara Árabe tem nova diretoria

Qui, 31/01/2013 - 22:23
Publicado em:

(Da ANBA) O Conselho de Administração da Câmara de Comércio Árabe Brasileira elegeu na terça-feira (29), em São Paulo, a diretoria da entidade para o biênio 2013/2014. O novo presidente é Marcelo Nabih Sallum, que na última gestão ocupou o cargo de vice-presidente Administrativo. Ele substitui Salim Taufic Schahin, que comandou a Câmara nos últimos quatro anos, durante dois mandatos consecutivos. Sallum é advogado formado pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Direito Empresarial pelo Mackenzie, MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Instituto de Administração (FIA), especialização em Marketing pela Fundação Brasileira de Marketing e em Real Estate pela Johns Hopkins University, dos Estados Unidos.

Aos 49 anos, Sallum é sócio diretor da administradora de shopping centers Lumine, com sede em São Paulo. Ele trabalha há 30 anos no setor e já passou por várias empresas brasileiras e multinacionais, como Multiplan, Sonae-Enplanta e McDonald’s.

Ao seu lado na diretoria, Sallum terá Adel Auada, que já ocupou cargo de diretor na entidade e agora é o novo vice-presidente Administrativo; Rubens Hannun, que deixa a vice-presidência de Marketing para assumir a vice-presidência de Comércio Exterior; Helmi Nasr, que segue como vice-presidente de Relações Internacionais; Riad Younes, que assume a área de Marketing; e Nahid Chicani, que permanece como tesoureiro.

Para o Conselho Fiscal da organização foram escolhidos Júlio Elito, Romeu Curi Cassia e Victor Nacim Abbud, e como suplentes, Luciano Jacyr Chuahy, Ricardo Elias Narchi e Wilson Haddad. O diretor de Relações Internacionais do ICArabe, José Farhat, compõe a nova gestão como conselheiro.

Sallum afirmou que vai manter e ampliar a parceria efetiva que a Câmara Árabe tem com os governos do Brasil e dos países árabes, trabalhar por uma profissionalização cada vez maior da entidade e, além da promoção comercial, atuar no aprofundamento do intercâmbio em áreas como cultura, saúde e turismo.

Schahin, por sua vez, fez um balanço de sua gestão, ressaltando, por exemplo, o aumento do comércio. As exportações brasileiras para o mundo árabe passaram de US$ 9,4 bilhões em 2009, primeiro ano de sua presidência, para quase US$ 15 bilhões em 2012, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ele destacou também as diversas missões governamentais e empresariais brasileiras ao mundo árabe, e vice-versa, que ocorreram no período.

Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, o embaixador palestino Ibrahim Alzeben disse que espera que a Câmara tenha uma cooperação cada vez mais estreita com as embaixadas e que a entidade atue na promoção das exportações árabes ao Brasil e dos investimentos brasileiros no mundo árabe.

Michel Alaby, que segue sendo o diretor geral da Câmara Árabe, apresentou ao Conselho o relatório de atividades da organização em 2012 e concluiu: “O passado nos trouxe experiência, o futuro [nos trará] desafios!”

Cerca de 60 conselheiros participaram da sessão, que foi presidida por Walid Yazigi, presidente do Conselho e ex-presidente da própria Câmara.