Doação de roupas, alimentos e brinquedos tem início no Lar Sírio em São Paulo

Ter, 15/12/2015 - 22:50
Publicado em:
Começou, no Lar Sírio Pró-Infância, na manhã do último sábado (12), o evento de distribuição das doações aos sírios que se mudaram recentemente ao Brasil e que precisam de apoio para recomeçar suas vidas. O evento faz parte da campanha MAIS - Movimento de Apoio aos Irmãos Sírios, que reuniu  a doações feitas por clubes, entidades e simpatizantes (saiba mais aqui). O Lar Sírio Pró-Infância, apoiador do MAIS, é uma entidade fundada em 1923  por imigrantes sírios oriundos de Homs, que promove o desenvolvimento de crianças e jovens expostos a situações de risco e vulnerabilidade social, acolhendo-os e educando-os para potencializar o crescimento pessoal e a participação social.

Os diversos tipos de doações foram distribuídos pelas casas coloridas do Lar Sírio, com indicações por cores e em árabe, de forma a facilitar o acesso do público. Lanches foram servidos para os visitantes. “A nossa expectativa é que eles fiquem à vontade e peguem o que precisam”, afirma Heloisa Abreu Dib Julien, secretária geral do ICArabe, que coordenou o grupo de 15 pessoas que organizou o evento. Segundo ela, um trabalho bastante rigoroso de seleção das doações foi feito para que apenas as melhores peças de vestuário e brinquedos sejam oferecidos. As doações não retiradas serão vendidas em um bazar aberto aos moradores das redondezas para venda a preços baixos. O dinheiro arrecadado será utilizado pelo Lar Sírio para complementar o apoio aluguel dado às famílias recém chegadas. Moradia em boas condições e a um preço justo é a maior dificuldade enfrentada pelos sírios.

“Se quero alugar uma casa, não tenho dinheiro e segurança”, contou Abdo, 37, que está há seis meses no Brasil em uma família de 15 pessoas. Ele e sua esposa pegaram roupas infantis e um novo carrinho de bebê para a sua filha Youla, de três anos. “Eu amo os brasileiros, mas é muito difícil (se adaptar no país)”, afirmou ele, que ainda tem dificuldade de falar português.

Ranin, 21, está grávida e por isso também pegou doações infantis. “O que mais gostei foi da roupa de bebê, não quero nada para mim, só para o bebê”, afirmou. Ela, que está morando em um cômodo pequeno com mais de dez familiares, também ainda tem dificuldade com a língua portuguesa. “Gosto do Brasil, mas vou gostar mais ainda quando começar a falar melhor português”, disse.

O evento de distribuição de doações contou com o apoio de diversas entidades para sua divulgação dentre as várias comunidades de refugiados, entre elas o próprio Lar Sírio,  Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado), Caritas São Paulo, Frambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Mesquita Islâmica de Santos, Mesquita de Guarulhos e Prefeitura de São Paulo.