Festa junina no Líbano

Qui, 07/07/2011 - 22:05
Publicado em:

Este ano, o Grupo Alecrim promoveu duas festas juninas no Líbano, chamadas de “Arraiá do Vale”. O Grupo é um projeto cultural infantil apolítico, sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar os costumes brasileiros entre crianças de 2 a 12 anos, que vivem no exterior.  Criado em 2006, na Bélgica, o Alecrim conta com uma estrutura de programa pedagógico compartilhada por todos os núcleos. Mais informações sobre as festas juninas promovidas pelo grupo aqui.

No dia 25 de junho, o arraiá aconteceu em Baalbeck, cidade histórica do Vale do Bekaa. O Alecrim-Baalbeck  já esta a mais de um ano em atividade com as crianças da comunidade brasileira no Líbano,  coordenado voluntariamente por Marcela  Maria Marques Zein, natural do Piauí. No dia 2 de julho, a festa aconteceu na cidade de Bar Elias, ocasião em que foi inaugurado o Alecrim-Bar Elias, sob a coordenação voluntária de Jeane Saite Ogushi Abou Nimry, natural de São Paulo.

Mais de 200 pessoas compareceram à inauguração e à festa junina no Clube Nasser de Bar Elias. Boa parte das crianças em ambas as festas participaram vestidas com roupas típicas e maquiadas tradicionalmente. Houve festa de casamento caipira, quadrilha, bandeirinhas, brincadeiras (caça objetos, corrida do ovo na colher, corrida do saci), jogos de argola e comidas típicas.

O Cônsul Geral Adjunto do Brasil em Beirute, Ministro Luiz Eduardo Pedroso, participou da inauguração do Alecrim de Bar Elias e parabenizou o esforço voluntário de membros da comunidade brasileira no Líbano, e do conselho de cidadãos de brasileiros (CCB), que não medem esforços para desenvolver atividades que divulguem as tradições e costumes brasileiros no exterior. Esteve presente também o vereador Ahmad El-Wais, representando o prefeito de Bar Elias, Nagi El-Mais, que desejou que em breve seja construído um estádio de futebol na cidade, pois há uma grande comunidade de brasileiros em Bar Elias.

Participaram de ambas as festas a fundadora e coordenadora geral do Alecrim, Katcha Osório, o coordenador do  Alecrim-Líbano, secretário executivo do  CCB, e membro do conselho de representantes de brasileiros no exterior (CRBE) região quatro (Oriente Medio, Asia, Africa e Oceania), Roberto Khatlab, o coordenador-mirim, Eduardo Pedroso, e o  membro do conselho de cidadãos brasileiros no Líbano, Khaled Haymour. A coordenadora de Baalbeck, Marcela, trouxe crianças do Alecrim Baalbeck para ajudar a animar a festa juntamente com a familia Yaghy.

Estiveram presentes também alguns brasileiros de passagem pelo Líbano, como o Cônsul da Jordânia em São Paulo, Mustafá Abdouni e família, Dr. Ismail Rajab, do Hospital Avicena de São Paulo, Ibrahim Zoghbi, da Federação Islâmica do Brasil, o advogado Mohamad Said, Abdo Said, e Dra. Amal El Lakkis.

O Alecrim tem apresentado excelente resultado no Líbano, visto que segue um programa criado pelas fundadoras, que são pedagogas, e o difunde para todos os núcleos onde existe. No Líbano, o grupo tem o apoio do consulado geral, do conselho de cidadãos de brasileiros e do Itamaraty. 

Segundo o coordenador do Alecrim Líbano, Roberto Khatlab, “o Grupo Alecrim, iniciado na Bélgica, hoje está presente na Holanda, Cingapura, Líbano e já com projeção a partir de Beirute, e criação prevista em Xangai, Cairo e outras cidades do Oriente Medio. Este tipo de atividade é importante, visto que as crianças guardam as tradições brasileiras e a língua portuguesa, sem deixar de se integrar à sociedade onde vivem”, declarou.

“Esperamos expandir cada vez mais este grupo. Em um ano no Líbano já temos dois núcleos com grande participação de crianças e outro em breve será criado no sul do país”, contou.  Recentemente foi aberto o Centro Cultural Brasil-Líbano em Beirute, com outro grupo para crianças, chamado “Curumim”, que também realizou uma festa junina no mês de junho.

“No arraiá do Vale a festa foi super animada e ficamos satisfeitos com a grande participação de crianças brasileiras. Festejamos São João, que no islamismo é profeta, chamado em árabe de Yahya (que a paz esteja com ele). Foi uma grande festa de confraternização. A colônia agradece à coordenadora geral Katcha, e às coordenadoras Marcela e Jeane, que fazem um trabalho voluntário exemplar para guardar nossas tradições brasileiras no Líbano”, completou.

Veja aqui mais informações sobre o Grupo Alecrim Brasil.

Além das festas juninas, o Consulado Geral do Brasil em Beirute tem procurado promover atividades culturais junto aos brasileiros no Líbano, além de oferecer seus serviços consulares. Para manter a comunidade unida, o Cônsul Pedroso criou páginas do Consulado Geral, do CCB e links para o Alecrim no facebook. A grande novidade, porém, é o portal do Consulado Geral de Beirute - www.consulatgeneraldubresil.org - em idiomas português, árabe, inglês e francês, com informações abrangentes, que facilitam o contato entre consulado, brasileiros e libaneses.