Itamaraty promove concurso de desenho infantil

Qui, 11/02/2016 - 22:05
Publicado em:
Crianças de seis a 12 anos poderão participar da sexta edição do concurso de desenhos “Brasileirinhos no mundo”, promovido todos os anos pelo Ministério das Relações Exteriores com cidadãos brasileiros e filhos de cidadãos brasileiros que residam no exterior. O tema dos trabalhos deste ano é “O que aprendi na escola”. Os desenhos precisam ser enviados para os postos diplomáticos do local de residência dos concorrentes até 29 de abril.

O desenho sobre o tema “O que aprendi na escola” deve ser feito em relação a um aprendizado obtido nas aulas ou como resultado de uma experiência relacionada à escola. Os participantes deverão se inscrever em três categorias: na primeira, deverão ser credenciadas as crianças que tenham entre seis e sete anos na data da inscrição. Na categoria 2 serão credenciadas crianças entre oito e nove anos e, na terceira categoria, entre 10 e 12 anos. Os trabalhos poderão ser feitos com aquarela, guache, canetas e por meio de colagens, tecidos e outros materiais desde que em folha no formato A3.

Cada criança poderá participar com apenas um trabalho. Escolas ou instituições com grande quantidade de brasileiros podem inscrever seus alunos, desde que sob o nome de um professor ou responsável pelos participantes. Os desenhos precisam ser inéditos.

Segundo informações do Itamaraty, em cada categoria serão selecionados os cinco melhores trabalhos e duas menções honrosas. A seleção dos desenhos será feita por uma comissão julgadora formada por até nove profissionais das artes plásticas, professores e críticos de artes que deverão levar em conta na sua avaliação a originalidade dos desenhos, a técnica empregada, criatividade e a adesão ao tema proposto neste ano.

Os vencedores escolhidos serão premiados nos postos diplomáticos da região em que vivem e os prêmios serão brinquedos, jogos e livros infantis sobre o Brasil doados por parceiros do Itamaraty no projeto. Os desenhos premiados poderão ser utilizados em publicações do Itamaraty, de seus parceiros públicos e em seus websites.

As inscrições precisarão ser feitas pelo email brasileirinhos@itamaraty.gov.br, com o assunto “Inscrição - VI Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo”. Os desenhos deverão ser entregues até 29 de abril de 2016 à repartição consular responsável pelo local em que o candidato vive. Trabalhos enviados depois desta data não serão inscritos. A comissão julgadora terá até 30 de setembro para se reunir, escolher os premiados e divulgar os resultados.


Serviço:

Informações e regulamento: http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/noticias/vi-concurso-de-desenhos-infantis-brasileirinhos-no-mundo