Novas parcerias ampliam atividades do ICArabe

Qua, 03/11/2010 - 16:09
Publicado em:

Nos últimos dois meses o ICArabe estabeleceu diversas novas parcerias que darão mais fôlego às atividades da entidade com o objetivo de promover e divulgar a cultura árabe no Brasil. Entre as instituições que fazem parte desse esforço conjunto estão a Oboré – Projetos Especiais em Comunicação e Artes, o Instituto Cervantes de São Paulo, o Portal Arabesq, a empresa Cibal Halal e a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK), no Líbano.
O ICArabe se uniu à Oboré e ao Instituto Cervantes para apoiar os encontros mensais de  Cinema e Reflexão e o Prêmio Averroes, promovidos pela Cinemateca Brasileira, Hospital Premier e pela Oboré. O Instituto Cervantes abrirá também seu espaço para exibir os filmes das mostras de cinema encabeçadas anualmente pelo ICArabe. “Já temos trabalhado em conjunto em diversas situações e agora queremos fortalecer esse contato”, explica a diretora Científica e Cultural do ICArabe, Soraya Smaili.
Com o Portal Arabesq, a parceria se dará na troca de informações e conteúdo jornalístico entre ambos os sites. Já a empresa Cibal Halal se colou à disposição para publicar materiais que esclareçam e divulguem a cultura muçulmana e para apoiar um projeto do ICArabe, ainda em desenvolvimento, sobre a ciência dos árabes na Idade Média.

USEKSoraya Smaili e Roberto Khatlab, diretor do CECAL

Em outubro, uma visita oficial do ICArabe à Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK), feita por Soraya Smaili, resultou em uma parceria do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (CECAL), pertencente à segunda instituição, para a promoção de intercâmbios acadêmicos. Também foi acordada a realização de um festival de cinema brasileiro na universidade e em Beirute, em 2011, e um festival de cinema árabe no Brasil, em 2012. “A USEK é uma escola antiga que recebe estudantes de todo o mundo e, além de possuir modernas instalações, tem uma biblioteca maravilhosa. Será uma ótima maneira de divulgarmos a cultura de nosso país no Líbano e vice-versa”, avalia Smaili.