Palestina tem nova embaixada em Brasília

Qua, 03/02/2016 - 14:55
Publicado em:
A palestina tem nova embaixada na capital federal. A missão diplomática começou a operar em novo endereço, no Setor de Embaixadas Norte, na segunda-feira (01), e nesta terça-feira (02) uma cerimônia de hasteamento da bandeira palestina marcou a nova fase da representação. Em seu discurso, o embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, agradeceu a parceria de todos os que apoiaram a construção da embaixada, entre eles a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

À ANBA, Alzeben afirmou que a data marca um aprofundamento das relações diplomáticas com o Brasil. “Esta é a conclusão de um sonho meu e que foi também dos colegas que me antecederam nesta missão nas últimas quatro décadas. Espero que seja o começo de uma nova etapa nas relações entre o Brasil e a Palestina, que sejam mais próximas e diversas. E desejo que o Brasil construa sua embaixada na Palestina, em Jerusalém”, disse Alzeben em referência a um terreno doado em abril de 2015 pelo presidente de Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.

O subsecretário-geral de Assuntos Políticos para a África e o Oriente Médio do Itamaraty, Fernando Abreu, recordou que a “amizade” entre Brasil e Palestina data de 1975, e que em 2010 o Brasil reconheceu o Estado Palestino. A partir de então, a Delegação Especial da Palestina passou a ser reconhecida como uma embaixada.

“O hasteamento da bandeira é um gesto simbólico da continuação da embaixada palestina aqui, em uma área mais adequada (ao serviço da diplomacia) e em condições de ampliar as relações com o Brasil”, afirmou. Ele observou também que ampliar sua presença no Brasil é uma forma de a Palestina reconhecer o apoio que o País dá a seus pleitos pela criação de um Estado conforme as fronteiras de 1967.

O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, que participou da cerimônia, afirmou que todos os países árabes devem se sentir orgulhosos desta conquista palestina. “O Brasil foi um dos primeiros a reconhecer o Estado da Palestina e foi, então, seguido pelos outros países latino-americanos. Seria importante, agora, que os parlamentos dos países que integram o Mercosul aprovassem o acordo de livre-comércio assinado [pelo bloco] com a Palestina”, disse. O acordo foi celebrado em 2011.

A embaixada fica em um terreno de 15,6 mil metros quadrados cedido pelo governo brasileiro, como é praxe com todas as representações diplomáticas. Foi projetada pelo arquiteto Ibrahim Ayyash, que morreu no ano passado. Segundo Alzeben, o desenho arquitetônico do prédio foi inspirado nas técnicas tradicionais do território palestino. O terreno foi cedido há cinco anos e as obras demoraram dois anos e meio para ser concluídas.

Durante a cerimônia de hasteamento da bandeira, o Primeiro Regimento da Cavalaria de Guardas do Exército, conhecido como Dragões da Independência, tocou os hinos do Brasil e da Palestina. Do Itamaraty participou também a diretora do Departamento do Oriente Médio, Lígia Maria Scherer. As embaixadas árabes foram representadas por seus embaixadores e encarregados de negócios e pelo embaixador da Liga Árabe no Brasil, Nacer Alem. A integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na Câmara dos Deputados, Jô Moraes (PC do B - MG), também foi à cerimônia.

 

Serviço

Embaixada do Estado da Palestina no Brasil

Setor de Embaixadas Norte - Lote 46

Brasilia - Distrito Federal

CEP: 70800-400

Telefone: (61) 3248-4760