Quadrinhos de uma infância entre árabes

Sex, 08/05/2015 - 11:11
Publicado em:
Nascido em Paris, filho de um intelectual sírio e de uma francesa, Riad Sattouf conviveu com um mundo diferente do seu quando era criança, nas décadas de 1970 e 1980, e seus pais se mudaram da França para a Síria e a Líbia. São com as memórias deste tempo que Sattouf escreveu e desenhou o livro “O Árabe do Futuro – Uma Juventude no Oriente Médio”, que foi lançado na França no ano passado e no Brasil no final de abril pela editora Intrínseca.

A história em quadrinhos é o primeiro volume de uma autobiografia. Com 36 anos e autor de 17 livros, Sattouf é cartunista e cineasta. Por oito anos ele assinou uma tirinha semanal “A vida secreta dos jovens” na revista Charlie Hebdo, da França. Há alguns meses, no entanto, ele deixou a publicação para se dedicar a outros trabalhos, segundo a editora Intrínseca.

A obra conta a convivência de Sattouf criança com o mundo árabe. É o relato de um menino ocidental sobre seu contato com a cultura do Oriente Médio. A narrativa retrata um pouco da história da época, como o socialismo francês de François Mitterrand e as ditaduras do sírio Hafez al-Assad e do líbio Muamar Kadafi. O cartunista começou a escrever após a eclosão da guerra civil na Síria, em 2011, quando ele resgatou seus familiares de Homs, no país árabe.

O título do livro, segundo explicou o autor em entrevistas quando a obra foi lançada na França, partiu da obsessão do seu pai, um defensor do pan-arabismo que pregava que a educação seria a saída para o Oriente Médio ao obscurantismo religioso. Ele queria ajudar a criar o árabe do futuro, que teria uma concepção de progresso aliada a algumas tradições. 

O livro já foi vendido em 14 territórios, segundo informações da Intrínseca, que soube do livro pela repercussão do seu lançamento na França. “Apesar de não termos uma linha graphic novels, achamos que O Árabe do Futuro se encaixaria perfeitamente na lista da Intrínseca por tratar de questões importantes da atualidade, como o multiculturalismo e a noção de pertencimento, por uma perspectiva particular e criativa”, disse à ANBA por email o editor de Aquisições da editora, Lucas Telles.

A HQ foi traduzida para o português do francês por Débora Fleck e a Intrínseca deve seguir publicando os demais volumes da triologia, que terá lançamento de uma obra por ano na França. A editora brasileira pretende manter a mesma periodicidade de lançamento no Brasil de acordo com o editor de Aquisições. 

Telles acredita que o livro não ficará restrito aos leitores de graphic novels, o que ocorreu também em território francês. “A maior parte do público leitor de O Árabe do Futuro por lá declarou nunca ter lido antes uma obra do gênero. Esperamos repetir esta experiência com os leitores brasileiros, pois acreditamos que o livro de Riad Sattouf possa agradar aos interessados em questões contemporâneas e culturais, aos leitores de autobiografias e, é claro, aos fãs de graphic novels”, disse o editor.

 

Ficha técnica:

Livro O Árabe do Futuro – Uma Juventude no Oriente Médio

Autor: Riad Sattouf

Editora: Intrínseca

Tradução: Debora Fleck

Páginas: 160

Gênero: Não-Ficção

ISBN: 978-85-8057-693-1