Seminário "Vozes do Refúgio" celebra Dia Mundial do Refugiado no Rio de Janeiro​

Qui, 16/06/2016 - 00:41
Publicado em:
Em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e Museu do Amanhã realiza nesta quinta-feira, 16/06, um seminário sobre a situação dos refugiados no mundo e no Brasil, com a participação de especialistas da área e de refugiados de diferentes nacionalidades.

O seminário "Vozes do Refúgio: Dados Globais, Olhares Locais" acontecerá no Museu do Amanhã (Auditório do Museu, a partir das 14hs, na Praça Mauá, Rio de Janeiro), com inscrições gratuitas pelo site www.museudoamanha.org.br/pt-br/vozes-do-refugio

Duas mesas serão formadas para debater com o público as diferentes perspectivas da temática do refúgio. Na primeira mesa serão apresentadas as visões globais e nacionais sobre os fluxos, motivações e consequências do refúgio, com a participação do Oficial de Proteção do ACNUR, Gabriel Godoy; a Coordenadora Geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE/MJ), Maria Beatriz Nogueira; a Coordenadora de Atendimento da Cáritas Rio, Aline Thuller; e a Profa. Dra. Ângela Facundo, da Casa de Rui Barbosa.

Já a segunda mesa será composta exclusivamente por refugiados e refugiadas da República Democrática do Congo, Colômbia e Síria que, além de responder as perguntas do público, apresentarão suas experiências e opiniões sobre os temas de diversidade e discriminação, gênero e infância, trabalho e acesso à educação.

Para encerrar o seminário, haverá a apresentação artística de um coral de congolesas composto por cantoras e músicos.

Feira cultural – A parceria entre ACNUR, Caritas Rio e Museu do Amanhã promoverá ainda, no sábado (18 de junho), uma feira gastronômica e de artesanato na Praça Mauá, reunindo refugiados e moradores da região portuária que integram o grupo Sabores do Porto e Artesanato do Porto. Esses grupos, que já expõem os seus trabalhos nas praças da região, receberão pela primeira vez os refugiados e suas tradições, tanto na culinária quanto na fabricação de objetos artesanais. Será uma excelente oportunidade para que a população e os visitantes do museu possam conhecer novas culturas, e que os refugiados possam travar novas relações de afeto e de trabalho, a partir desse encontro com os moradores da região e suas especialidades.

Sobre o Dia Mundial do Refugiado – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado do dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.

Eventos no Brasil – Além do seminário "Vozes do Refúgio" e da feira cultural, no Rio de Janeiro, o ACNUR e seus parceiros estão promovendo eventos em Curitiba, São Paulo, Brasília e Porto Alegre.

Em Curitiba, está sendo inaugurada hoje (15/06) a exposição fotográfica "Entre Mundos", que ocupará as passarelas do Terminal Rodoviário da cidade para propor uma reflexão sobre as pessoas que se encontram distantes de seus países de origem por causa de conflitos, guerras, perseguições e eventos climáticos extremos.

No sábado (18 de junho), o ACNUR, o SESC São Paulo e o Festival do Minuto realizam a cerimônia de premiação dos vídeos vencedores do Festival do Minuto Refugiados 2016, no Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141), a partir das 14h00.

No dia seguinte, (domingo, 19 de junho), acontecerá em Brasília o Cine MigrArte, no Cine Brasília (EQS 106/107, Asa Sul), a partir das 15h00. Cinema, música, artes visuais e gastronomia estarão juntos para promover a diversidade cultural que é trazida pelos refugiados e imigrantes ao contexto brasileiro. O Cine MigrArte também exibirá uma seleção dos vídeos do Festival do Minuto Refugiados 2016 e lançará o documentário "A Linguagem do Coração".

Ainda no dia 19 de junho, em Porto Alegre (RS), a Associação António Vieira (ASAV) promove a abertura da Semana do Refugiado no Parque Farroupilha. Será montada uma tenda com fotos, publicações e a presença de profissionais e pesquisadores da temática do refúgio, além de refugiados e imigrantes, para realizarem rodas de conversa com os interessados.

As celebrações do Dia Mundial do Refugiado se encerram no próprio dia 20 de junho, em Brasília, com a inauguração da exposição fotográfica "Vidas Refugiadas" no Museu Nacional da República. As fotos retratam o cotidiano de oito mulheres de diferentes nacionalidades que vivem no Brasil, chamando a atenção para a perspectiva de gênero dentro da temática do refúgio. A abertura será às 19hs com debate junto ao público presente.

Mais informações sobre o seminário "Vozes do Refúgio" podem ser obtidas pelo telefone (21) 3626.3700 ou pelo e-mail carolina.bellei@cdn.com.br

Sobre os demais eventos do Dia Mundial do Refugiado, entre em contato com a Unidade de Informação Pública do ACNUR no Brasil: fone (61) 3044.5744 / e-mail brabrpi@unhcr.org

 

Serviço:

Seminário "Vozes do Refúgio: dados globais, olhares locais"

- Data: dia 16 de junho de 2016

- Horário: 14hs às 17hs

- Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro)

- Entrada gratuita mediante inscrição pelo site www.museudoamanha.org.br Pirâmide de Unas faz parte de um pacote do governo que prevê a abertura de outros sítios arqueológicos com o objetivo de estimular o turismo no país, afetado fortemente depois da queda de um avião russo em 2015 no Sinai e do vôo da EgyptAir.