15ª Festa do Imigrante homenageia comunidade líbano-brasileira

Ter, 18/05/2010 - 18:27

Fotos: divulgação

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura, realiza, nos dias 23 e 30 de maio, a 15ª Festa do Imigrante. O tradicional evento, é um convite para conhecer as manifestações culturais, artísticas e gastronômicas de diversas nações, além de resgatar a história dos mais de 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela Hospedaria, desde o final do século XIX. No ano passado, os dois dias de festa reuniram mais de 16,5 mil pessoas.

Nesta edição, em função da celebração dos mais de 130 anos da imigração libanesa para o Brasil, o evento terá uma exposição fotográfica com imagens de famílias de imigrantes libaneses no Brasil; do Líbano, na época da imigração e também atuais; dos imigrantes libaneses nos barcos que aqui chegaram, entre outras. Parte das fotografias pertence à coleção Brasil-Líbano, de Roberto Khatlab, doada ao Memorial em 2002.Também será possível ver objetos, jornais e documentos antigos relacionados ao tema. A exposição ficará aberta até a segunda quinzena de junho.Já no segundo domingo da festa, haverá a apresentação do grupo folclórico Nasser Mohamed e a presença da Presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, Lody Brais.

Imagem removida.Segundo a Diretora Executiva do Memorial do Imigrante, Ana Maria da Costa Leitão Vieira, a comunidade Líbano-brasileira há mais de 130 faz parte do contexto da história do país. “Os primeiros libaneses vieram para o país incentivados pelo Imperador D. Pedro II. Em 1880, foi iniciada a imigração libanesa contemporânea”, afirma.

Atualmente vivem no Brasil sete milhões de libaneses e descendentes, o maior núcleo de imigrantes no mundo.

Nos dois dias do evento, o público terá a oportunidade de conferir também as apresentações de danças e músicas folclóricas dos grupos formados por imigrantes e descendentes de búlgaros, portugueses, lituanos, russos, japoneses, italianos, irlandeses, libaneses, indianos, chineses, espanhóis, africanos, ucranianos e outros. A festa contará também com uma feira de artesanatos, repleta de produtos típicos e acessórios trazidos pelas comunidades. Durante os dois dias de evento, os visitantes podem visitar as exposições permanentes e itinerantes presentes no local e fazer o passeio de Maria Fumaça.

Serviço - 15ª Festa do Imigrante

Dias: 23/05 e 30/05, das 10h às 18h.

Local: Memorial do Imigrante: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, perto do Metrô Bresser.

Tel.: (11) 2692.1866

Ingressos: R$ 5,00 e ½ entrada para estudantes. Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 (sessenta) anos.

Visite o site: www.memorialdoimigrante.org.br

 

 




Serviço - XV Festa do Imigrante