Conferência no Cairo debate imigração árabe

Ter, 16/11/2010 - 16:29


São Paulo – A primeira “Conferência Mundial dos Imigrantes Árabes”, que será realizada Cairo, capital do Egito, de 04 a 06 de dezembro, irá tratar da vida, história e progresso das comunidades árabes em diversas partes do mundo.

O evento pretende reunir árabes que vivem em vários países e apresentar panoramas destas comunidades na Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e América do Sul. O secretário-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, fará a apresentação sobre o continente sul-americano.

O encontro, que está sendo organizado pela Liga dos Estados Árabes, ocorre sob o tema “Uma ponte para a comunicação” e abordará três tópicos principais: “o papel das organizações da sociedade civil no progresso das comunidades árabes”; “o papel dos expatriados árabes no desenvolvimento e fortalecimento no diálogo de civilizações, culturas e religiões”; e “encontrando uma estrutura para representar os imigrantes árabes”.

Em sua palestra, Alaby vai falar sobre as levas migratórias para a América do Sul, mostrar os países que receberam a maior parte dos árabes, as personalidades da região que descendem desses imigrantes, entre outros assuntos.

“Vamos falar sobre a influência da comunidade árabe na América do Sul e também seus desafios, como o ensino da língua árabe. É importante que haja convênios com universidades árabes para o ensino na língua no continente. Precisamos também de convênios para o ensino de áreas nas quais os árabes têm excelência. Também é importante a presença de agência de notícias árabes na América do Sul”, destacou o secretário-geral.

A conferência contará com a presença do secretário-geral da Liga Árabe, Amr Mussa, representantes da sociedade civil, de governos e dos expatriados de cada país árabe, convidados da Liga Árabe e embaixadores dos países com as maiores comunidades árabes no mundo.