Fambras promoverá ação para refugiados em São Paulo neste sábado, 16 de dezembro

Sex, 15/12/2017 - 02:00
Publicado em:

Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, o “E eu, onde fico? – Ação Social do Islam” levará 17 modalidades de exames médicos e mais de 250 profissionais de saúde para atendimento aos refugiados e imigrantes, bem como serviços jurídicos para atendê-los em suas necessidades de cidadania e trabalho

A Fambras - Federação das Associações Muçulmanas do Brasil promoverá uma ação social voltada a refugiados durante o V Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, que acontecerá em são Paulo entre os dias 10 a 17 de dezembro.A iniciativa, que já acontece na cidade há cinco anos, realiza atividades gratuitas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de promover a ocupação do espaço público e debater temas relacionados aos direitos humanos e à cidadania. A Fambras participará com a iniciativa “E eu, onde fico? – Ação Social do Islam” no dia 16 de dezembro.

Os refugiados e imigrantes em situação de acolhimento ou que necessitam de atendimento especializado terão a oportunidade de realizar exames médicos e contar com ajuda jurídica especializada. A ação solidária, que conta com a parceria da Fundação de Ajuda Humanitária - IHH e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes – CRAI, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, promete levar um momento especial para este público. “O Vale do Anhangabaú foi estrategicamente escolhido para sediar esse atendimento, pois é ali onde a maioria dos imigrantes e refugiados se concentra. A ideia, então, é reunir o máximo de pessoas que desejem realizar exames médicos e ser atendidos por profissionais de saúde e da área jurídica, numa grande ação de cidadania”, entusiasma-se Ali Zoghbi, vice-presidente da Fambras.

Em 2017, a Fambras idealizou o “E eu, onde fico? – I Fórum sobre Imigrantes e Refugiados no Brasil”, evento que discutiu o tema no mundo acadêmico e intelectual e que teve parceria do ICArabe e participação do presidente do Instituto, Mohamed Habib. Essa foi uma das maneiras encontradas pela Federação de ajudar as pessoas em situação de refúgio ou imigração no país. “A Federação realiza, durante todo o ano, o Islam Solidário, ação social semelhante a esta em comunidades carentes de São Paulo, e nossa ideia era adaptar este evento, tão importante para quem necessita de atendimento, aos refugiados e imigrantes. Com o apoio do CRAI, agora, finalmente, realizaremos esse desejo”, comemora.

Como será a ação social

Durante toda a tarde do sábado, dia 16, gratuitamente, os refugiados e imigrantes que comparecerem ao Vale do Anhangabaú contarão com 17 modalidades de serviços de saúde, ofertados por mais de 250 voluntários, entre médicos, dentistas, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas e massoterapeutas. São exames de hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C, oftalmológico e de mamas.

Eles poderão, ainda, receber orientação nutricional, odontológica e aprender como se faz o autoexame de mamas, a fim de prevenir o câncer.

O CRAI também providenciará atendimento jurídico aos refugiados e imigrantes, já que eles necessitam regularizar a estadia no Brasil, encaminhar suas crianças à escola e conseguir trabalho. Também será possível, na data, incluí-los no SUS – Sistema Único de Saúde, de maneira que eles possam ser encaminhados aos postos de saúde, em casos de necessidade, após os exames. Vale reforçar que os casos mais graves são sempre encaminhados para tratamentos ambulatoriais nos postos da região. 

Estética também é valorizada na ação social

Além de cuidar da saúde, os refugiados e imigrantes poderão receber um carinho especial e cuidar da beleza! Tendas para corte de cabelo, limpeza de pele e quick massage serão montadas no evento. Além disso, as crianças receberão kits para escovação dentária e aprenderão a cuidar dos dentes de maneira correta. Para Carlos Dias Júnior, Diretor de Marketing da Fambras, não se trata apenas de uma questão visual, mas, de dar a essas pessoas, que estão longe de suas casas, um pouco mais de autoestima e carinho. “É importante que elas se sintam valorizadas e prontas para começar uma nova vida aqui no Brasil”, explica Dias.

A Fambras promove ações sociais desde 2012. E desde então, já foram realizados mais de 850 mil exames, 170 mil serviços em prol da cidadania e distribuídos mais de 600 mil livros.

O “E eu, onde fico? – Ação Social do Islam” acontecerá no dia 16/12 das 13h às 18h, no Vale do Anhangabaú e contará com a parceria da Fundação de Ajuda Humanitária – IHH e o apoio do Colégio 24 de Março e a Prefeitura de São Paulo.

 

fambras