ACNUR lança campanha de doações para emergência no Iraque​

Sex, 28/10/2016 - 10:58
Publicado em:

Para garantir o fornecimento adequado de abrigo, água, alimentos e locais seguros para a população civil afetada pelos recentes conflitos em Mossul, no Iraque, a Agência da ONU para Refugiados lançou uma página de doações na Internet.
 
Por meio da página https://doar.acnur.org/acnur/iraque.html, as pessoas interessadas em apoiar os refugiados podem fazer doações únicas ou mensais, de diferentes valores.
 
Com estes recursos, o ACNUR irá prover à população civil tendas para moradia, alimentos, água e suprimentos de ajuda emergencial. Os recursos são necessários para garantir a segurança e bem-estar da população afetada, que estará sob proteção do ACNUR e de outras agências humanitárias por um longo período.

A operação humanitária do ACNUR para atender as vítimas do conflito em Mossul está estimada em US$ 196,2 milhões. Atualmente, menos da metade (48%) dos fundos necessários para responder a situação de emergência está à disposição do ACNUR.
 
O ACNUR prevê que centenas de milhares de famílias em Mossul, no Iraque, terão que abandonar suas casas e se deslocar para salvar suas vidas diante da ofensiva das tropas do governo para a retomada da segunda maior cidade do país.
 
De acordo com o Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, "a proteção de cidadãos é o elemento mais importante desta operação. As pessoas que optam por deixar Mossul devem ser tratadas com dignidade, e no pleno respeito de seus direitos", afirmou.
 
Prevendo o deslocamento massivo da população civil, o ACNUR já instalou cinco acampamentos com capacidade para abrigar 45 mil pessoas em áreas seguras. Um total de 11 campos está previsto para estar em funcionamento nas próximas semanas, com a capacidade de abrigar 120 mil pessoas.
 
Além dos itens básicos de saúde, como água e alimentos, o ACNUR já está propiciando à população kits de abrigos de emergência e itens como lonas plásticas e materiais de instalação.
 
O chefe do ACNUR ressaltou que financiamentos são necessários não apenas para as ações iniciais, mas também para deslocamentos que podem se seguir durante o inverno, agravando ainda mais a situação.
 
"É provável que estas pessoas deslocadas permaneçam por um longo período nesta condição, ao longo de muitas semanas ou meses. Por isso se faz necessário fornecer assistência apropriada", disse Grandi ao pontuar a extrema urgência de financiamento.